Um smartphone com uma tela que ocupa toda a parte da frente do aparelho parece ser o grande objetivo da indústria nos últimos anos. Essa meta, porém, esbarra no problema da câmera frontal — o que fazer com ela? Para não ter que recorrer ao recorte no display, tem celular com câmera que pula, com câmera que gira e, em breve, com câmera escondida sob a tela. A Xiaomi é mais uma empresa a prometer um dispositivo com esse recurso para o ano que vem.

Em um post publicado no blog da empresa, a Xiaomi apresentou a terceira geração da sua tecnologia de câmeras sob o display. Também tem um vídeo de demonstração do recurso. Como grande parte da interface do app da câmera é escura, não dá para notar muito bem o que acontece na região da tela onde fica o sensor.

A companhia afirma que, enquanto concorrentes não usam todos os pixels da tela na área que encobre a câmera, sua tecnologia conta com um arranjo que permite que a luz passe nos vãos entre os subpixels, sem precisar que haja menos pontos naquele espaço.

Enquanto outras versões da tecnologia diminuem a densidade de pixels na região da câmera, a Xiaomi diz usar o espaço entre os subpixels RGB. Imagem: Xiaomi

A empresa também disse que o módulo da câmera tem foi projetado para esconder componentes sob os subpixels com o objetivo de melhorar a transmitância da luz na área onde fica o sensor. Além disso, a companhia promete um desempenho “equivalente ao das câmeras convencionais” graças a otimizações feitas internamente.

Essa, aliás, é uma questão que paira sobre a tecnologia de câmeras sob a tela. No ano passado, a Oppo apresentou um protótipo que contava com o recurso, mas Brian Shen, vice-presidente da marca, disse que as câmeras sob a tela dificilmente têm os mesmos resultados que as câmeras normais. Teremos que esperar para confirmar na prática se a Xiaomi conseguiu superar esse problema.

O smartphone da Xiaomi com o recurso — provavelmente um Mi Mix, que é a linha que geralmente conta com esses recursos inovadores no catálogo da marca — não deve ser o primeiro a contar com a novidade. Há algumas semanas, a ZTE anunciou que lançará em setembro um aparelho com esse tipo de câmera, Axon 20 5G. Agora é esperar para ver — ou melhor, não ver estas câmeras.

[Android Authority, Android Central]