A Xiaomi parece estar voltando aos poucos para o Brasil. A empresa chinesa já trouxe o Pocophone e, mais recentemente, falou em trazer o Redmi 7 e o Redmi Note 7 em maio. Em meio a essa reaproximação com o mercado local, a companhia enviou um convite para a imprensa especializada nesta sexta-feira (10) para um evento a ser realizado em 21 de maio.

O convite em si não diz muita coisa. Num vídeo, a empresa fala que tem novidades para o mercado brasileiro, além de ressaltar o mote da companhia chinesa, de que “tecnologia inteligente não precisa custar caro”.

Convite da Xiaomi para evento no Brasil

De concreto, sabemos que este evento é feito em parceria com a DL, que trouxe para cá alguns dispositivos da marca, e que a empresa mineira tem homologado um monte de aparelhos Xiaomi na Anatel. Segundo o Tecnoblog, só nessa última semana apareceram na lista da agência os aparelhos Xiaomi Mi 8, Mi 8 Lite e Redmi Go.

A Xiaomi deixou o Brasil no 1º semestre de 2016 e, desde então, apenas dispositivos importados da marca figuram pelo mercado brasileiro, potencializado em grande parte pelos fãs da marca.

Nas próximas semanas, devemos saber mais detalhes sobre a companhia e como ela deve estruturar sua operação local: se vai continuar vendendo em parceria com a DL ou se conta com planos de ter lojas próprias, como tem em quase todos os países em que atua.

Segundo dados da consultoria de mercado IDC, a Xiaomi é a quarta maior fabricante de smartphones do mundo, com uma fatia de 8%. As três primeiras do ranking são, respectivamente, Samsung (23,1%), Huawei (19%) e Apple (11,7%).