
XRING 02: Xiaomi desenvolve 2ª geração de chip mobile próprio, diz rumor
Recentemente, a Xiaomi registrou a marca “XRING 02” que, segundo o portal Wccftech, se refere à segunda geração dos chips personalizados da marca. Isso reforça a tese de que a empresa prossegue com seu plano de depender cada vez menos de parceiros fornecedores de hardware.
Primeiramente, a estratégia da chinesa é parecida com a adotada pela Apple nos últimos anos, que desenvolveu chips próprios para utilizar em seus dispositivos. Atualmente, a gigante americana utiliza seus próprios componentes em seus smartphones, tablets e computadores.
Contudo, é importante destacar que a Xiaomi já registrou uma série de nomenclaturas para o novo chip, que, segundo rumores, já entrou em processo de desenvolvimento. Por esse motivo, é possível que a próxima geração possa se chamar também “XRING T1” e “XRING 0”.
Detalhes do XRING 02 da Xiaomi
Os documentos com referência à nova marca foram encontrados na plataforma de consulta chinesa TianYanCha. O registro reforça que a empresa está ativamente trabalhando em uma versão mais avançada de seu chip “XRING 01”, que foi lançado oficialmente no fim do mês passado.
O componente foi fabricado no processo de 3 nm de segunda geração da TSMC, a principal fabricante de chips do mundo, para equipar seus smartphones e tablets. O primeiro celular da empresa a contar com hardware próprio foi o Xiaomi 15S Pro, que estreou na Ásia em maio.
Assim, o chip tem desempenho equivalente ao Snapdragon 8 Elite, o processador mais avançado da Qualcomm. Ou seja, o objetivo da empresa é seguir trabalhando em tecnologias próprias para se tornar uma referência também no desenvolvimento de chips para produtos móveis.
‘Bioinspiração’: Conheça os materiais que exploram a fronteira entre o vivo e o não vivo
A próxima revolução no estudo de asteroides potencialmente perigosos
Finalmente, a expectativa é de que a Xiaomi apresente novas informações sobre o processo de desenvolvimento da sua nova geração de chips dentro dos próximos meses. Até lá, a gigante chinesa deve manter sua postura de discrição e de não comentar rumores ou vazamentos de informações internas.