_Tecnologia

Yahoo faz busca instantânea na web (que nem Google Instant)

Sabe o Google Instant, aquela função do Google que já faz a busca automaticamente enquanto você digita, sem você teclar Enter? O Yahoo criou algo parecido, chamado Direct Search. Não é tão bom quanto a versão do Google, mas é bom ver que o futuro da busca é instantâneo. O Direct Search tenta adivinhar o […]

Sabe o Google Instant, aquela função do Google que já faz a busca automaticamente enquanto você digita, sem você teclar Enter? O Yahoo criou algo parecido, chamado Direct Search. Não é tão bom quanto a versão do Google, mas é bom ver que o futuro da busca é instantâneo.

O Direct Search tenta adivinhar o que você está procurando. Quando você passa o mouse pela sugestão, já é apresentado com links para a busca. Se você procura um lugar (Rio de Janeiro, por exemplo), o Yahoo já mostra o mapa da cidade, os principais pontos turísticos, e links para voos e hotéis pra lá. Se quiser ver o tempo em São Paulo, basta digitar “weather sao”. Tudo isso sem teclar Enter.

Claro, colocar tantos links numa caixa pequena torna fácil se distrair com os outros resultados. E quando você clica na caixa de busca, ela exibe os termos mais pesquisados no momento – pra quê? Eu vou fazer buscas procurando o que eu quero, não pensando no que os outros estão procurando. E se vejo os “trending topics”, o Yahoo Direct Search não responde porque eles são relevantes agora – preciso usar o Google Realtime pra isso.

Os resultados do Yahoo são fornecidos pelo Bing, da Microsoft, depois que as duas empresas fizeram acordo em 2009. A interface e novas funções como esta, no entanto, são elaboradas e mantidas pelo Yahoo.

Na boa, Yahoo, busca instantânea é algo legal, mas se você quis copiar a ideia do Google, era melhor ter copiado ela inteira. [Yahoo]

Sair da versão mobile