Justo quando você pensou que a guerra de popularidade dos navegadores tinha finalmente chegado ao final (Chrome, o vitorioso), um novo, ou uma nova ferramenta para navegadores, entra em cena. Seu nome é Axis e ele é um produto do Yahoo! Surpreendentemente, ele não é ruim. Na realidade, é bem legal.



A principal novidade que o Yahoo! Axis traz é o seu processo ágil de pesquisa/resultados. Em vez de apresentá-lo a uma lista de links a la Google, com o Axis ao pressionar a tecla “Enter” você é levado diretamente à(s) página(s) — ou melhor, a página vem até você. Há todo um trabalho visual na apresentação dos resultados e informações objetivas, como a previsão do tempo, por exemplo, são exibidas diretamente no espaço onde deveriam aparecer as miniaturas dos sites. Ambas as soluções são bem interessantes e diferentes.

Há versões para iPad e iPhone e extensões/plugins para navegadores desktop, a saber: Chrome, Firefox, Internet Explorer e Safari. Eles funcionam sincronizados, ou seja, se você acessa um ou mais sites no iPad, pode continuar a vê-los no iPhone ou no computador. Nesse último, o Axis, como dito, é uma extensão/plugin; ele fica no rodapé da página para ser acessado rapidamente, quase como uma barra de endereços alternativa — o que pode gerar alguns problemas, como sobrepôr os botões de salvar/prever do CMS do Gizmodo US.

Você dará uma chance ao Axis? O que você acha? E aqueles comerciais bizarros? Calma cara, não precisa quebrar tudo só acessar uns sites e tal… [CNet]