_YouTube

YouTube deve estrear streaming 4K com baixo consumo de dados na semana que vem

Assistir vídeo 4K é maravilhoso, mas vê-lo por streaming pode ser complicado, dada a nossa velocidade de banda larga e as franquias de dados. Mas, segundo o GigaOM, o YouTube vai demonstrar uma nova tecnologia de streaming 4K na feira CES, na semana que vem, que usa substancialmente menos dados do que os formatos atuais. […]

Assistir vídeo 4K é maravilhoso, mas vê-lo por streaming pode ser complicado, dada a nossa velocidade de banda larga e as franquias de dados. Mas, segundo o GigaOM, o YouTube vai demonstrar uma nova tecnologia de streaming 4K na feira CES, na semana que vem, que usa substancialmente menos dados do que os formatos atuais.

O site afirma que o avanço é possível graças ao codec VP9 do Google, anunciado na conferência I/O de 2013. Segundo a empresa, ele tem “a mesma qualidade do h.264, mas usa menos de metade do espaço”.

O GigaOM sugere que o YouTube vai “mostrar o streaming 4K nos estandes da LG, Panasonic e Sony” na CES, usando um sistema com base no VP9. Lá, eles vão anunciar “uma lista de 19 parceiros de hardware que se comprometeram a apoiar o VP9, incluindo fornecedores de chipsets como ARM, Intel, Broadcom e Marvell, bem como pesos-pesados ​​de eletrônicos de consumo, tais como Samsung, Sharp e Toshiba”.

Se os rumores estiverem certos, o novo codec deve trazer vantagens não só para os early adopters do 4K. O VP9 deve funcionar em uma variedade de resoluções de vídeo, por isso ele também deve reduzir a quantidade de dados usada no streaming HD. O Gizmodo Brasil estará na feira CES; traremos as novidades da feira direto de Las Vegas.

Vale lembrar que o YouTube tem suporte a vídeos 4K desde 2010, porém sem a enorme compressão de dados que esperamos para a semana que vem. Confira abaixo alguns vídeos na resolução 3840×2160 pixels. [GigaOM via Engadget]

Foto por jm3/Flickr

Sair da versão mobile