_YouTube

YouTube finalmente inclui alertas para usuários não postarem comentários agressivos

Agora, os usuários do Android poderão ver um pop-up antes de postar um comentário no YouTube alertando que ele pode ser prejudicial

Crédito: Olivier DOULIERY/AFP (Getty Images)

Tem certeza que precisa postar isso?

O YouTube anunciou esta semana um novo recurso de Diretrizes da Comunidade com o objetivo de ajudar a limpar os comentários tóxicos de sua plataforma e facilitar “interações respeitosas”. Agora, os usuários do Android poderão ver um pop-up antes de postar um comentário no YouTube alertando que ele pode ser prejudicial. Esse prompt irá solicitar que os internautas “mantenham os comentários respeitosos” e considerem se o que eles estão compartilhando “é apropriado”. Os usuários ainda poderão ir em frente e postar o comentário de qualquer maneira se optarem por essa péssima conduta, mas o prompt inclui um botão “editar” destinado a conter o abuso na plataforma.

Agora, longe de eliminar totalmente os comentários, as medidas das Diretrizes da Comunidade do YouTube provavelmente não eliminarão os comentários ofensivos. O próprio YouTube observa que quaisquer sistemas e filtros que ele tenha “estão continuamente aprendendo e podem nem sempre acertar”. Além disso, os comentários que não receberem o aviso ​​de antemão ainda estão sujeitos à remoção pelo comentarista, pelo criador do vídeo ou pelo YouTube se violarem as regras da plataforma.

Imagem: YouTube

Mas o YouTube afirma que a medida faz parte de uma iniciativa maior para tornar a plataforma mais inclusiva, acrescentando que ela aumentou a remoção de discursos de ódio nos comentários em 46 vezes desde o início de 2019. Como outra medida, o YouTube começará a pedir aos criadores de conteúdo, de forma voluntária, a compartilharem seu gênero, orientação sexual, raça e etnia. Essas informações ajudarão a empresa a identificar padrões de ódio e assédio, bem como a entender como algumas comunidades são tratadas em relação à monetização e descoberta, disse o YouTube.

Os usuários do YouTube que acompanham regularmente os criadores de conteúdo provavelmente viram os proprietários de canais incorporarem linguagem em suas legendas do tipo “seja gentil nos comentários”. É surpreendente ver que o YouTube levou tanto tempo para incorporar algum tipo de aviso oficial nesse sentido também, mas antes tarde do que nunca.

Sair da versão mobile