_YouTube

YouTube vai incluir anúncios em mais vídeos, mas criadores de conteúdo não receberão nada

YouTube vai exibir anúncios em vídeos de usuários que não são membros de seu Programa de Parceria, mas não compartilhará receita.

YouTube_Sean Gallup/Staff (Getty Images)

Crédito: Sean Gallup/Staff (Getty Images)

Em uma atualização de seus Termos de Serviço na quarta-feira (18), o YouTube anunciou que agora apresentará anúncios antes de vídeos criados por usuários que ainda não são membros de seu Programa de Parceria, mas não compartilhará a nova receita que recebe com esses usuários.

“O YouTube tem o direito de monetizar todo o conteúdo da plataforma e os anúncios podem aparecer em vídeos de canais que não fazem parte do Programa de Parcerias do YouTube”, diz um e-mail na quarta-feira à noite da plataforma.

O Programa de Parcerias do YouTube permite que usuários com um grande número de seguidores – normalmente mais de 1.000 pessoas – recebam uma parte da receita gerada por anúncios exibidos antes de seus vídeos. O dinheiro pode ser uma bênção para os criadores que tentam se sustentar com o conteúdo que criam especificamente para a plataforma, e a decisão de anunciar apenas em vídeos de criadores com mais seguidores teve a consequência indesejada de ajudar a garantir que os anúncios só acabassem em conteúdo que os anunciantes estariam mais propensos a aprovar.

Mas a decisão de não pagar uma porcentagem da receita de publicidade aos criadores com menos seguidores é uma captura de dinheiro descarada do YouTube, que permite à plataforma considerar os criadores pequenos demais para merecer um pagamento, enquanto simultaneamente enche seus próprios cofres.

A decisão gerou uma reação imediata na comunidade de criadores do YouTube, com alguns usuários proeminentes acessando o Twitter para chamar a ação de “exploradora” e “predatória”.

Embora o YouTube não tenha confirmado imediatamente o número de vídeos adicionais em que planeja anunciar, a plataforma disse que os anúncios não se limitarão a canais de um determinado tamanho e confirmou que continuará monitorando o impacto da mudança de política nos criadores daqui para frente.

Sair da versão mobile