_YouTube

YouTube aprende a borrar rostos em vídeos: ninguém vai saber que é você

O YouTube ganhou uma nova função para borrar rostos nos vídeos enviados. É por um motivo nobre: proteger quem pode ser perseguido pelo que faz, como manifestantes e insurgentes. Mas ela pode ser usada para outros motivos. Eis o que o Google tem a dizer sobre a nova função: À medida que cidadãos continuam a […]

O YouTube ganhou uma nova função para borrar rostos nos vídeos enviados. É por um motivo nobre: proteger quem pode ser perseguido pelo que faz, como manifestantes e insurgentes. Mas ela pode ser usada para outros motivos. Eis o que o Google tem a dizer sobre a nova função:

À medida que cidadãos continuam a exercer um papel crucial em levar vídeos de notícias e de direitos humanos ao redor do mundo, o YouTube está comprometido em criar ferramentas ainda melhores para ajudá-los. De acordo com o relatório Cameras Everywhere da WITNESS, organização internacional de direitos humanos, “Nenhum site de compartilhamento de vídeos ou fabricante de hardware hoje oferece aos usuários a opção de borrar rostos ou proteger identidades”.

O YouTube está feliz em ser um dos primeiros.

Hoje lançamos o desfoque de rostos: uma nova ferramenta que permite a você obscurecer rostos em vídeos com o clique de um botão.

As instruções para usar o Desfoque de Rosto estão aqui, e são bem simples. Por enquanto, você só tem a opção de desfocar todos os rostos detectados – não dá para escolher quais. Mesmo assim, isto é um ótima notícia. Tudo que possa ajudar cidadãos a expor livremente qualquer abuso e gerar mudança é bem-vindo.

Um efeito menos nobre desta função seria poupar da vergonha pública os trouxas que protagonizam o fluxo infinito de vídeos “FAIL” no YouTube. Quem sabe isso faça surgir ainda mais vídeos assim! De um jeito ou de outro, está é uma novidade muito boa.

Só espero que esta função não apareça em sites de pornô amador. Ver rostos borrados transando seria meio bizarro. [YouTube Blog via Buzzfeed]

Sair da versão mobile