_YouTube

Nos EUA, YouTube agora culpa operadoras por lentidão ao carregar vídeos

Em algum momento nos últimos dias, o YouTube começou a mostrar uma nova barra de erro em vídeos que demoram muito para carregar. “Passando por interrupções? Descubra o motivo”, ele diz. Ao clicar, o usuário é levado à página Video Quality Report, criada pelo Google, que compara a qualidade de streaming de provedores locais de […]

Em algum momento nos últimos dias, o YouTube começou a mostrar uma nova barra de erro em vídeos que demoram muito para carregar. “Passando por interrupções? Descubra o motivo”, ele diz. Ao clicar, o usuário é levado à página Video Quality Report, criada pelo Google, que compara a qualidade de streaming de provedores locais de internet. Se o seu provedor é lento, o Google quer que você saiba disso.

O Video Quality Report está disponível há alguns meses, mas a barra azul de erro que leva a ele é uma novidade. Lembra bastante as mensagens do Netflix culpando operadoras pela lentidão no streaming dos vídeos, que apareceram meio que do nada e acabaram desaparecendo em meio a processos judiciais de provedores.

Mas o Google não apenas joga a culpa para operadoras como também oferece alguns dados para sustentar a acusação, o que o Netflix não fazia – era apenas um “não é culpa minha, é do provedor!” O Video Quality Report do Google diz quais são os provedores que oferecem streaming sem interrupções na sua região (ao menos nos EUA). Você pode até comparar a qualidade da sua região com outras para saber se a internet dos seus amigos é melhor do que a sua.

Os dados são realmente úteis? Difícil dizer – eles não apresentam nenhum valor numérico, então o melhor a fazer é descobrir por conta própria qual é o pior momento do dia para streaming. Mas é interessante a pressão que está sendo feitas em cima dos provedores para que ofereçam um serviço melhor – mesmo que, para isso, o Google precise apontar o dedo para eles. Vamos esperar para ver se o Google planeja expandir o relatório de qualidade para outras partes do mundo – no momento, ele não está disponível no Brasil. [Google Video Quality Report via Quartz]

Sair da versão mobile