
YouTube faz 20 anos e contribui com quase R$ 5 bi para o PIB brasileiro, diz estudo
O YouTube, plataforma de streaming de vídeos do Google, completa 20 anos agora em 2025. O serviço está entre os mais populares do mundo. Além de servir como um repositório de conteúdo de entretenimento, informação e educação, também desempenha um papel muito relevante para a economia criativa. O Giz Brasil participou do evento que celebrou a data em São Paulo nesta quinta-feira (26).
De acordo com um estudo da Oxford Economics, o site contribuiu com R$ 4,94 bilhões para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2024. A pesquisa também revelou que a aplicação foi responsável por mais de 130 mil empregos equivalentes a tempo integral no mesmo período.
Ainda segundo o levantamento, 77% dos criadores ouvidos afirmam que a receita de anúncios representa uma importante fonte de renda. Além disso, 76% dos youtubers que recebem monetização pelo YouTube reconhecem que o serviço oferece oportunidades que eles não encontrariam na mídia tradicional.
Os dados reforçam a importância da plataforma, que se tornou a principal fonte de renda para muitos criadores de conteúdo. Além do retorno obtido diretamente por meio da atividade no YouTube, muitos criadores, conforme crescem e se profissionalizam, acabam gerando empregos e beneficiando mais cidadãos.
“Os resultados da Oxford Economics confirmam o que já observamos no dia a dia: o YouTube não é apenas uma plataforma de vídeos, mas um pilar fundamental da economia criativa brasileira. Aqui, as pessoas podem viver de suas paixões e transformar essas paixões em negócios reais”, afirma Eduardo Brandini, Head de Parcerias e Responsabilidade do YouTube Brasil.
YouTube comemora 20º aniversário
A plataforma foi fundada em 2005 por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, ex-funcionários do PayPal, e em novembro de 2006 foi adquirida oficialmente pelo Google. O primeiro vídeo publicado na plataforma foi “Me at the zoo” — “eu no zoológico” — com apenas 18 segundos e hoje é considerado uma das maiores relíquias da internet.
Desde então, o serviço cresceu exponencialmente e incorporou uma série de recursos tecnológicos que tornaram a experiência dos usuários mais agradável e intuitiva ao longo do tempo. Hoje, por exemplo, o YouTube recomenda conteúdo, gera lengendas e dublagem automaticamente com inteligencia artificial (IA).
O YouTube conquistou popularidade no Brasil muito rapidamente. E incentivou muitos brasileiros de origens diferentes a começarem suas trajetórias como criadores de conteúdo ainda de forma despretensiosa. No início, os vídeos eram feitos com poucos recursos e sem grandes investimentos.
“Death Stranding 2”: game chega nesta quinta (26) exclusivo no PS5
1º robô humanoide a jato do mundo faz teste de decolagem com sucesso
Anteriormente, em 2011, o youtuber Felipe Neto fez história ao se tornar o primeiro brasileiro a alcançar a marca de um milhão de inscritos. Hoje, 14 anos depois, o criador natural do Rio de Janeiro já conta com mais de 47 milhões de inscritos. Atualmente mais de 1.200 canais brasileiros ultrapassaram a marca de um milhão de inscritos.
“Nosso compromisso é continuar apoiando essa comunidade vibrante de criadores, usuários e empresas, garantindo que o YouTube siga sendo uma plataforma de oportunidades e crescimento para todos”, disse, por fim, Brandini.