O YouTube lançou um redesign completo do site, com ênfase em integração com redes sociais – Google+ e Facebook – além de usar o poder dos algoritmos para descobrir de que vídeos você gosta.

Como vimos antes, o redesign aproxima o YouTube do Google+ com um feed de atividade no centro, canais na esquerda e recomendações na direita. Os canais incluem as inscrições do YouTube e os vídeos que seus amigos compartilham no Facebook e Google+ (podia ter Twitter também…). A integração com o Google+ é automática – você só precisa estar logado – enquanto com o Facebook é opcional.

O feed de Inscrições é uma grande atualização em relação ao que o YouTube fazia anteriormente. Antes, o YouTube juntava todas as suas inscrições e recomendações em um lugar só. Agora, os vídeos enviados, favoritados e curtidos ficam literalmente no centro, organizados de uma forma que faz sentido. Como os canais têm mais destaque, o YouTube ganha uma cara mais social – você sempre pôde seguir outras pessoas que criam vídeos, mas agora este é o centro do YouTube.

E a parte de recomendações, separada na direita, mostra vídeos de acordo com suas inscrições atuais e com o que você viu antes. Novamente, isso já existia no YouTube antigo, mas agora está melhor organizado. Vídeos populares e em tendência (trending) foram para baixo na coluna esquerda, para dar espaço ao novo foco do YouTube em redes sociais.

A página com o vídeo em si ficou mais limpa e mais cinza, com controles para ampliar ou colocar o vídeo em tela cheia. Vale lembrar que o Cosmic Panda, o design alternativo para as páginas dos vídeos, continua funcionando – você pode escolher entre o player normal e o Cosmic Panda. Se você ainda não recebeu o redesign, é questão de tempo. E se recebeu e não gostou… vá se acostumando. [YouTube via TechCrunch]