_YouTube

YouTube Go vai permitir que você veja quase todos os vídeos offline

Toda vez que estou no transporte público e noto um pessoal vendo o YouTube, isso me deixa um pouco nervoso, pois com certeza eles estão gastando boa parte dos seus planos de dados — as operadoras agradecem. Agora, porém, a situação deve mudar com a chegada do YouTube Go, novo app que permite baixar vídeos […]

Toda vez que estou no transporte público e noto um pessoal vendo o YouTube, isso me deixa um pouco nervoso, pois com certeza eles estão gastando boa parte dos seus planos de dados — as operadoras agradecem. Agora, porém, a situação deve mudar com a chegada do YouTube Go, novo app que permite baixar vídeos da plataforma do Google e vê-los offline.

Pensado para mercado emergentes, o app começou a funcionar na Índia no ano passado e agora será lançado no Brasil e em mais um monte de países. Por ora, ele está sendo liberado aos poucos na loja de aplicativos do Google. Então, não estranhe se não conseguir baixar agora.

Novas diretrizes do YouTube são simples para famosos, mas pesadas para criadores pequenos
Deus abençoe! Google descobre maneira de apagar imagens de “bom dia” do WhatsApp

Antes que alguém pergunte, o app só estará disponível na Play Store. Portanto, usuários de iPhone vão ter que continuar a usar o plano de dados para ver vídeos no YouTube — apesar de também ser possível fazer isso com apps alternativos, como o iMusic BG.

Como funciona?

O Google mostrou para alguns jornalistas o app do YouTube Go durante esta semana. Não tem muito segredo: ele tem uma interface simplificada do YouTube com sugestões baseadas em sua conta do Google e um campo de busca. Lá, você pode procurar o que quiser ver e baixar apenas ao tocar no vídeo.

O bacana é que o app mostra quanto de espaço há no smartphone e três tipos de qualidade: básica, padrão e alta qualidade (720p). Assim, caso seu telefone esteja cheio, você pode optar por uma versão do vídeo que queira baixar com menor qualidade para ocupar menos espaço.

Crédito: YouTube

Segundo Marcella Campos, head de marketing do YouTube Brasil, apps como o YouTube Go têm relação com a missão do Google de “organizar e tornar acessível toda a informação do mundo”. De fato, o app vai permitir ver uma série de conteúdos offline, menos música. De acordo com o YouTube, não existe ainda um acordo no Brasil para permitir o download de clipes musicais.

Aliás, a disponibilidade do que se pode ou não baixar era um pouco uma caixinha de surpresa durante os testes. Em tese, por exemplo, não é permitido fazer download de filmes, porém, durante o rápido contato da reportagem com o app, havia títulos que podiam ser baixados enquanto outros não. Sobre isso, o YouTube diz que é uma questão do detentor do direito — caso um estúdio se sinta incomodado, basta ele notificar a plataforma que o conteúdo será tirado do ar e removido do aparelho da pessoa assim que o dispositivo ficar online.

De qualquer jeito, focando no que realmente importa, o fato é que agora você poderá baixar praticamente todos os vídeos da “Galinha Pintadinha”— o que deve acalmar seus filhos, sobrinhos e enteados durante viagens — e tudo o que não for música.

O app também permite transferir os arquivos baixados em conexão à internet. Tudo é feito via Bluetooth. Para isso, basta acessar o item “Salvos” no YouTube Go, tocar no ícone de celulares e escolher se quer enviar ou receber arquivos.

Crédito: YouTube

Linhas finas

Existem algumas características do app que os usuários devem saber. Por exemplo, o vídeo baixado fica protegido em uma pasta do aparelho (a tecnologia lembra o que acontece com os vídeos offline do Netflix). Mesmo offline, serão exibidas propagandas armazenadas em cache e não será possível fazer transmissão do vídeo offline para TVs com internet ou com Chromecast.

Também chama a atenção o fato de o app não ser “integrado” ao aplicativo principal do YouTube. Imagine que você esteja no YouTube convencional e goste de um vídeo. Para baixá-lo, você deve ir ao YouTube Go, procurar na sua lista de vídeos recentemente vistos ou realizar uma nova busca e fazer o download.

Temos ainda um #firstworldproblems que pode afetar você ou seus amigos endinheirados. Existe no YouTube Go uma limitação geográfica. Então, se você for para um país em que o app ou um vídeo não esteja disponível, não conseguirá rodar os vídeos baixados — se o vídeo for muito importante, seja esperto e não saia do modo avião.

A iniciativa do Google é bem boa e deve ajudar bastante a galera que curte ver uns vídeos no transporte público ou na espera de alguma consulta médica. Lógico, já existem apps que fazem isso — que, inclusive permitem rodar o YouTube em segundo plano e exibem um monte de propagandas —, mas ter um oficial, neste caso, é uma mão na roda.

Foto do topo por Pixabay

Sair da versão mobile