Nesta quarta-feira (11), o YouTube anunciou que, em breve, será possível presentear usuários com assinaturas de canais da plataforma, assim como a Twitch já faz.

O objetivo do YouTube com o novo recurso, batizado “Memberships Gifting”, é aumentar a quantidade de membros dos canais e, automaticamente, aumentar a monetização do criador de conteúdo e dos “filiados” da própria plataforma.

Com o presente de assinatura, quem já é membro pode presentear amigos e familiares para que eles também possam fazer parte do grupo de apoio do canal. E o próprio dono do canal também pode comprar as assinaturas e sortear em lives ou em suas redes sociais.

“Com o Memberships Gifting, os membros do seu canal podem comprar um determinado número de assinaturas [5, 10, 20] em uma única compra, que o YouTube vai ‘presentear’ outros espectadores em sua transmissão ao vivo. Os espectadores que recebem uma assinatura de presente têm 1 mês de acesso aos benefícios de Clube do canal, como selos de fidelidade, emojis personalizados e muito mais”, disse em comunicado.

Apesar de o YouTube confirmar o novo recurso, a ferramenta ainda está na versão beta. Inicialmente, apenas Reino Unido e Estados Unidos poderão usar a função.

Essa não é a primeira vez que o YouTube Gaming imita a Twitch. Recentemente, a plataforma lançou outro recurso semelhante ao seu rival, dando possibilidade dos streamers redirecionarem fãs para outras transmissões, por exemplo — o famoso “raid” ou “gank”.

A plataforma ainda ressaltou que quem receber o presente de assinatura não terá que pagar mais nada, por exemplo, uma assinatura mensal. E, para os criadores, os cartões não afetarão os lucros do canal.

“Os espectadores que recebem assinaturas de presente não pagam nenhuma mensalidade e, como criador, você recebe sua participação nos lucros normalmente em cada transação”, explicou na nota.