_Jogos

Este YouTuber conseguiu conectar um joystick de Atari a um Nintendo Switch

O YouTuber Niles Mitchell encontrou uma maneira de conectar um joystick de Atari a um Nintendo Switch para jogar games retrô.

GIF: YouTube - Will It Work?

Dê um controle moderno para alguém que não joga videogame desde os tempos do Atari original e esta pessoa ficará imediatamente perdida com sua complexidade. No final dos anos 70 e início dos anos 80, os controles tinham apenas um joystick e um único botão. Se você quer uma forma autêntica de jogar games retrô, temos boas notícias: deram um jeito de fazer com que o hardware clássico funcione bem com o Nintendo Switch.

No canal do YouTube “Will It Work?”, Niles Mitchell assumiu a tarefa de encontrar maneiras de conectar o hardware do passado com os gadgets de hoje.

Especialistas alertam sobre o risco de manter arquivos importantes, como fotos, em mídias digitais que podem não existir ou não ter suporte daqui a uma década. Mitchell, por outro lado, já deu um jeito de conectar um Iomega Zip Drive a um Apple Watch, por exemplo. A conquista mais recente do youtuber, porém, é indiscutivelmente muito mais prática do que carregar imagens de um disco morto há muito tempo e que era notoriamente não confiável.

Os jogos retrô são muito populares agora, mas os entusiastas estão divididos em relação à melhor forma de aproveitá-los.

Você procura o hardware e os cartuchos de jogo originais para a experiência mais autêntica possível, ou prefere reproduções e emuladores que funcionam facilmente com TVs modernas e oferecem uma experiência muito mais conveniente? O último hack de Mitchell oferece um meio-termo entre os dois.

O joystick Atari CX10 foi lançado junto com o Atari Video Computer System em 1977, mas um ano depois foi substituído pelo Atari CX40, que era mais barato, enquanto o console foi renomeado para Atari 2600.

No que diz respeito aos periféricos de jogos, o CX10 é praticamente o mais antigo controle com propósito específico, então é de se imaginar que fazê-lo funcionar com o Nintendo Switch exigiria que os componentes eletrônicos dentro do joystick fossem eliminados e completamente substituídos. Mas não é que Mitchell deu um jeito?

Fazer um controle de videogame de 43 anos funcionar com o Switch foi relativamente fácil usando dois adaptadores diferentes: o adaptador de controle Genesis/SMS/Atari de US$ 30 da Raphnet, que permite que o Atari CX10 se conecte ao Nintendo Gamecube e ao Wii, e o adaptador sem fio GBros. de US$ 20 da 8BitDo, que permite que os controles de Wii e Gamecube se conectem ao Nintendo Switch.

A conectividade é relativamente indolor — um dos poucos inconvenientes é ter que remapear constantemente o único botão do joystick Atari para replicar o botão de ação necessário para o game que está jogando.

Tentar usar o Atari CX10 para jogar algo como The Legend of Zelda: Breath of the Wild é perda de tempo. Mas os assinantes do Nintendo Switch Online têm acesso a uma coleção de jogos retrô de NES e SNES por meio do serviço, e jogar algo como Donkey Kong não é apenas viável com o CX10, mas potencialmente é uma experiência mais parecida com jogar a versão de fliperama do jogo.

Sair da versão mobile