Fãs de De Volta Para o Futuro estão há tempos com os dedos cruzados, aguardando o dia em que a Nike lançará os tênis Power Laces que amarram o cadarço sozinhos. Legal, muito interessante, mas e quanto às peças do vestuário que usam zíper? Vou ter que continuar a fechar todas sozinho?

>>> Cem anos após ser criado, o zíper enfim se aproxima da perfeição

Não necessariamente, já que o pesquisador Adam Whiton e o grupo Personal Robots do MIT estão trabalhando duro para desenvolver — e aperfeiçoar — zíperes automáticos.

Ziper automatico

O vídeo a seguir mostra o robozinho-zíper em ação, e ele parece estar no caminho certo para chegar às nossas roupas – quem sabe até o próximo inverno.

Tudo bem que isso significaria ter que carregar o casaco toda noite — já não basta ter de fazer isso com o smartphone? — mas em troca nunca mais correríamos o risco de prender o dedo no zíper. Quer dizer, isso se o robozinho não se tornar autoconsciente e resolver se rebelar contra os humanos.

Por enquanto, ficamos com aquele zíper da Under Armour com fecho magnético, que pode ser fechado com uma só mão. [MIT – Sartorial Robots via IEEE Spectrum]