_Acessórios

Cem anos após ser criado, o zíper enfim se aproxima da perfeição

Você deve ter ouvido falar sobre a promissora criação da Under Armour: um zíper que pode ser fechado com uma só mão. O fecho magnético é simples e futurista, mas ele foi originalmente criado por um motivo admirável: facilitar a vida de um homem doente. A história do Quickzip começa no estado de Nova York, […]

Você deve ter ouvido falar sobre a promissora criação da Under Armour: um zíper que pode ser fechado com uma só mão. O fecho magnético é simples e futurista, mas ele foi originalmente criado por um motivo admirável: facilitar a vida de um homem doente.

A história do Quickzip começa no estado de Nova York, bem longe do enorme centro da Under Armour para pesquisa e desenvolvimento. Um tio do engenheiro Scott Peters tinha distrofia miotônica, uma doença degenerativa que causa a perda de destreza muscular nos dedos. Ou seja, para o tio Dave, fechar um casaco grosso de inverno era um fardo terrível.

Então Peters e sua mãe Nancy, uma terapeuta ocupacional, decidiram fazer um zíper para ajudar Dave. Em um protótipo simples, eles prenderam ímãs nos dois lados de um fecho YKK comum. Quando eles se uniam, soava um “click”. Peters e sua mãe notaram, então, que estavam no caminho certo.

O vídeo acima mostra um protótipo do Quickzip: o tio Dave ilustra sua dificuldade em usar um zíper comum, e a facilidade em usar o novo produto.

A família Peters formou uma empresa chamada DNS Designs com o engenheiro Dave Lyndaker. Durante os próximos anos, eles evoluíram o design do zíper nas noites e fins de semana, tentando descobrir como melhorar o fechamento para pessoas com doenças raras.

Eles teriam sucesso quando encontrassem uma solução para facilitar a vida de Dave. “Ele era o nosso testador”, diz Peters. “Fazíamos protótipos e nós mesmos testávamos. Então, depois que ficávamos satisfeitos, nós os costuramos em jaquetas para ele testar. Se não funcionasse para ele, então sabíamos que era hora de voltar para a prancheta”.

O zíper faz parte das roupas há pelo menos cem anos. O “gancho com fecho” original estreou na Feira Mundial de 1893, em Chicago (EUA). Existem algumas variedades de zíperes, mas o princípio básico é o mesmo em todos: puxe um controle deslizante, operado manualmente, e ele encaixa duas fileiras de dentes para fechar a roupa. Puxe o controle deslizante no sentido inverso e ele libera os dentes, abrindo a roupa.

No caso de uma jaqueta ou moletom, o controle deslizante emprega um design “caixa e pino”. Insira o pino na caixa e depois puxe-a para encaixar as duas fileiras de dentes. Este design é onipresente por ser simples, barato de fabricar e o mais importante: ser extremamente prático. Mas e quando você não consegue encaixar o pino do zíper?

Depois que o protótipo inicial de Peters ficou pronto, estava bastante claro que os ímãs seriam o bastante para fechar o zíper; no entanto, não havia uma forma simples de inserir o pino com a força magnética.

Então, depois de vários experimentos, a equipe finalmente decidiu em um design de “gancho e trinco” para substituir o fecho tradicional. Em vez de enfiar um pino em uma caixa, os ímãs puxam um gancho para cima de um trinco, que se prende e fecha o primeiro conjunto de dentes. O usuário, em seguida, puxa o zíper para fechá-lo com facilidade.

No ano passado, a DNS Designs recebeu a patente para um “zíper de auto-alinhamento”, que eles planejavam lançar no mercado como um produto de nicho – algo para pessoas como o tio Dave.

Mas a Under Armour, após descobrir o protótipo em uma feira, viu potencial no Quickzip para mais pessoas, como atletas que precisam se vestir rapidamente. Pense em um ciclista colocando sua roupa em camadas, ou um jogador de futebol lidando com um grosso casaco durante um jogo na Europa.

A Under Armour licenciou o Quickzip e forneceu ao Gizmodo uma jaqueta de amostra. Ela estará disponível no mercado na linha outono 2014 da empresa.

Em nosso teste, ele funcionou muito bem, e definitivamente parece o futuro, mas demora um pouco para se acostumar. Isso surpreendeu Peters. “Muitas vezes, as habilidades motoras que você vem treinando por toda a sua vida acabam dificultando sua capacidade de usá-lo”, diz ele.

Há uma curva de aprendizado. Se você pegar os dois lados do zíper e tentar usá-lo como a antiquada versão “caixa e pino”, ele não funcionará do jeito que você esperaria. Às vezes, o gancho não se prende ao trinco, e os dentes do fecho não se unem. Parece que deu certo, mas você puxa o zíper e ele sobe apenas de um lado.

O melhor método para utilizar o zíper é, na verdade, contra-intuitivo. Você está acostumado a empurrar os dois lados do zíper para fechá-lo, mas com o Quickzip, é melhor apenas deixar os ímãs se unirem e, em seguida, puxar o zíper para cima. O movimento tem uma cadência mais lenta do que o zíper comum.

É provável que muitos ainda digam que este é o “zíper que você fecha com uma só mão”. Há um GIF de um atleta esbelto fechando-o sem esforço algum, aliás. E os designers definitivamente testaram este método de fechamento. Não é impossível: para quem possui só um braço, ou está com um braço quebrado, talvez o Quickzip seja mais fácil de usar do que o design antigo. Mas vários colegas do Gizmodo testaram o casaco de amostra, e nenhum de nós conseguiu fechá-lo facilmente com uma só mão.

Para apreciar de verdade o poder do Quickzip, a melhor coisa é ir para um lugar bem frio, colocar luvas grossas e ver o gancho e trinco se unirem – os ímãs fazem todo o trabalho. É uma alternativa melhor para nós, assim como para o tio Dave.

Sair da versão mobile