_Facebook

Mark Zuckerberg quer levar internet (e Facebook) para todos até 2020

Mark Zuckerberg declarou na ONU suas intenções de colocar todos na internet, argumentando que o acesso à rede é a chave para acabar com a pobreza extrema.

Neste sábado, Mark Zuckerberg declarou na ONU suas intenções de colocar todos na internet, argumentando que o acesso à rede é a chave para acabar com a pobreza extrema. Ele também diz que, claro, isso não é apenas por altruísmo.

“Quando as pessoas têm acesso às ferramentas e conhecimento da internet, eles têm acesso a oportunidades que tornam a vida melhor para todos nós”, disse uma declaração assinada por Zuckerberg, Jimmy Wales (cofundador da Wikipédia) e Bill e Melinda Gates.

Segundo a AFP, Zuckerberg e Gates estão investindo recursos para o ambicioso objetivo de levar internet a todos até 2020.

Isto faz parte de um esforço da ONU para erradicar a pobreza extrema até 2030. Zuckerberg diz no Facebook que, de cada dez pessoas conectadas à internet, uma consegue sair da pobreza. Mais de quatro bilhões de pessoas ainda não têm acesso à rede.

Em um almoço oferecido pelo Fórum do Setor Privado das Nações Unidas, Zuckerberg disse até mesmo que o Facebook vai ajudar a levar internet para campos de refugiados, segundo o New York Times. O bilionário de 31 anos ainda não explicou como exatamente como ele planeja alcançar esse objetivo.

Ele também afirmou que isso “não é tudo altruísmo”: obviamente, o Facebook está interessado em trazer mais pessoas à internet porque quer mais usuários.

As aspirações utópicas de Zuck talvez soem familiares: o Internet.org começou em 2013 com a missão de trazer mais pessoas à rede. Após críticas ao projeto, que oferece de graça uma versão reduzida da internet, o Facebook mudou o nome da iniciativa – agora ela se chama Free Basics – tornando-a mais aberta e segura.

O Facebook planeja criar uma rede de drones gigantes que usam lasers para fornecer internet a partir dos céus. Há um protótipo de drone, chamado Aquila, que está pronto para testes – eles devem ser realizados em breve.

[New York Times | CNN | AFP]

Foto por Marcio Jose Sanchez/AP

Sair da versão mobile