No último capítulo da novela Zynga x Vostu, o tribunal de justiça de São Paulo concedeu uma liminar a favor da Zynga que proíbe a Vostu de continuar atuando no Orkut e determinou que os quatro jogos acusados de plágio – MegaCity, Café Mania, Pet Mania e Vostu Poker – fossem retirados em até 48h ou a empresa precisará pagar multa diária de 20 mil reais.

Aparentemente a tática de “eu-só-faço-o-que-você-vem-fazendo” de acusar a Zynga de plagiar outras empresas – apesar de ter fundamentos – não foi o suficiente para convencer o tribunal de que a inspiração havia passado dos limites.

No processo até o Google é citado, mas apenas como responsável por garantir que os jogos sejam retirados do Orkut. Estranhamente, não há menção nesse processo para retirar os jogos do Facebook, sendo que a ida da Vostu para o Facebook foi basicamente o estopim da briga na justiça, mas por outro lado é compreensível que a Zynga não queira arranjar confusão com a empresa de Mark Zuckerberg e arriscar levar um pé na bunda juntamente com a Vostu. Ou talvez o pedido para retirar os jogos do Facebook só esteja no processo que está correndo nos Estados Unidos.

A Vostu já declarou em nota para a imprensa que não irá retirar os jogos do ar. Será que as tais moedas verdes – ou seja lá como as moedas equivalentes a dinheiro de verdade são chamadas – estão rendendo tanta grana a ponto de arcar com esse custo extra? Bem, só fico feliz de que não sou eu que estou bancando esse processo, para nenhuma das duas empresas.

O processo (em português!) está disponível aqui: [Processo judicial via Techcrunch e Info]