_iPhone

Apple responde aos problemas na câmera do iPhone 5

No iPhone 5, ao fotografar uma cena com fonte intensa de luz (lâmpada, Sol etc.) na borda da imagem, a câmera pode deixar a luz com um brilho roxo. Se a luz não estiver nas bordas, tudo funciona bem. Isso é um problema, e parece que se tornou generalizado o bastante para a Apple se […]

No iPhone 5, ao fotografar uma cena com fonte intensa de luz (lâmpada, Sol etc.) na borda da imagem, a câmera pode deixar a luz com um brilho roxo. Se a luz não estiver nas bordas, tudo funciona bem.

Isso é um problema, e parece que se tornou generalizado o bastante para a Apple se posicionar oficialmente em suas páginas de suporte.

A Apple não destaca especificamente o iPhone 5, mas reconhece que “um brilho, embaçamento ou mancha roxa… surge na imagem com fontes de luz brilhantes fora de cena”.

É verdade! Mas como é que se resolve este problema? Ora, você não deveria ter tirado a foto assim, né, bobinho:

A maioria das câmeras pequenas, incluindo aquelas em todas as gerações do iPhone, podem apresentar algum tipo de reflexo na borda do enquadramento ao se capturar uma imagem com fontes de luz fora de cena… Mover ligeiramente a câmera para alterar a posição na qual a luz entra na lente, ou cobrir a lente com sua mão, deve minimizar ou eliminar o efeito.

É basicamente isso que o suporte da Apple respondeu a um cliente que notou o purple haze do iPhone 5: esse comportamento é “normal”, e você só precisa tirar outra foto.

Embora possa ser verdade que isso talvez aconteça com todas as gerações do iPhone, com certeza não era a esse ponto. Os especialistas do Dpreview acreditam que o vidro de safira, que cobre a lente do iPhone 5, seja o responsável pelo brilho roxo nas fotos.

Mesmo assim, o próprio Dpreview gostou bastante da câmera no iPhone 5, e diz para não se preocupar com o purple haze, evitando luz forte nas bordas da imagem. Por isso, já não esperávamos mesmo qualquer pedido de desculpas da Apple, como foi no caso dos Mapas.

Enfim, pessoal, o conserto é esse. Para a Apple, c câmera está ótima – você é quem precisa fotografar melhor. [Apple via The Verge]

Sair da versão mobile