_Animais

Coalas sedentos lambem troncos molhados de árvore para se hidratar

Comportamento de coalas era até então desconhecido e foi registrado em vídeo pela primeira vez. Grande parte da hidratação deles vêm de folhas de eucalipto.

Um coala bebendo água de uma árvore após a chuva. Imagem: Echidna Walkabout e Koala Clancy Foundation

Imagens inéditas mostram coalas bebendo água de troncos molhados de árvores durante e após tempestades. A descoberta resolve um mistério de longa data sobre esses adoráveis ​​marsupiais e como eles fazem para se manter hidratados.

Um coala típico come cerca de 150 gramas de folhas de eucalipto por dia. Elas são uma fonte de água abundante, mas não suficiente. Como mostram as novas evidências publicadas na Ethology, os coalas têm uma fonte alternativa de água sem ter que deixar os confinamentos aconchegantes de seu ambiente arbóreo. Eles são capazes de beber lambendo a água da chuva de troncos e galhos molhados de árvores.

“Isso altera significativamente nossa compreensão de como os coalas obtêm água na natureza”, disse Valentina Mella, autora principal do novo estudo e pesquisadora da Universidade de Sydney, em um comunicado. “É muito emocionante.”

Um vídeo de um coala bebendo de um tronco de árvore logo abaixo — e, acredite, vale a pena assistir com o som ligado.

Era um mistério como esses marsupiais conseguiam “beber” água, além das folhas de eucalipto. Certamente, eles têm uma capacidade única de reter líquidos, mas as folhas suculentas representam apenas cerca de 75% de sua ingestão total de água durante o verão e o inverno, de acordo com a nova pesquisa.

Alguns coalas foram vistos bebendo em poços de água quando o clima está realmente quente, mas essas contas são estritamente anedóticas. Em situações raras, como após incêndios florestais, coalas desesperados vagam pelo ambiente urbano, bebendo água de garrafas, jardins e piscinas. Os animais em cativeiro bebem água quando lhes é oferecida, mas isso geralmente ocorre apenas quando estão doentes ou estressados. Beber água sem ser em árvores, portanto, não parece um comportamento típico de coala.

O novo documento documenta 46 exemplos de coalas selvagens lambendo chuvas de árvores molhadas, apontando uma fonte regular alternativa de hidratação para esses animais.

Os dados para o novo estudo foram coletados de 2006 a 2019 por ecologistas independentes e ciências cidadãos no Parque Regional You Yangs, em Victoria, e no Liverpool Plains, em Nova Gales do Sul. Esses pesquisadores fizeram observações entre o amanhecer e o anoitecer, e os momentos em que os coalas bebiam dos troncos das árvores foram documentados durante ou imediatamente após as tempestades. Dos 46 exemplos, 44 estavam em You Yangs e dois nas Liverpool Plains.

Em um exemplo, uma fêmea adulta bebeu por 15 minutos seguidos enquanto seu filhote descansava satisfeito no colo. Em outro caso, um macho bebeu a um ritmo constante de cerca de duas lambidas por segundo por 34 minutos seguidos. Na verdade, provavelmente foi mais longo do que isso, porque os observadores decidiram seguir em frente. As longas sessões foram provavelmente devidas à baixa proporção de água por lambida, especulam os pesquisadores.

Os coalas eram exigentes quanto aos lugares onde beber, preferindo cascas lisas, já que nesses lugares a água “pode ​​ser facilmente obtida lambendo enquanto ela escorre pelo tronco”, escreveram os autores. Coalas foram vistos bebendo dessa maneira toda vez que uma observação era feita na chuva, mas como esses avistamentos aconteciam apenas durante o dia, isso provavelmente representa apenas a ponta do iceberg.

“Como os coalas são animais noturnos e a observação de seu comportamento raramente ocorre durante fortes chuvas, é provável que o comportamento deles tenha passado despercebido e, portanto, tenha sido subestimado no passado”, disse Mella. “Nossas observações provavelmente representam apenas uma minoria do tanto que eles normalmente bebem nas árvores durante as chuvas.”

Curiosamente, os coalas lambiam troncos molhados e galhos em uma ampla variedade de condições climáticas e até mesmo quando havia água autônoma disponível em reservatórios próximos.

“Isso sugere que os coalas não estavam bebendo como resultado do estresse pelo calor e que esse comportamento provavelmente representa como os coalas acessam a água naturalmente”, disse Mella.

Sair da versão mobile