_Dicas

Como transformar seu smartphone em uma webcam

É possível que você esteja fazendo muito mais videochamadas do que, digamos, há dois meses. E pode ser que o computador da sua casa não tenha webcam. Por isso, preparamos um guia para você usar o seu celular como quebra-galho.

Câmeras do iPhone XR

Alex Cranz/Gizmodo

É possível que você esteja fazendo muito mais videochamadas do que, digamos, há dois meses. E pode ser que o computador da sua casa não tenha webcam – mas você não precisa se preocupar em comprar uma só para as reuniões remotas de trabalho, dá para usar o seu smartphone.

Antes de falarmos sobre o software necessário, vale a pena passar pelo setup de hardware. A boa notícia é que a câmera do seu celular tem uma qualidade maior do que a maioria das webcams, mas será preciso se certificar que ela ficará firme – um mini-tripé ou pelo menos uma gambiarra que permita deixá-lo ele parado irá funcionar.

É possível escolher entre a câmera frontal e traseira do seu smartphone para funcionar como webcam e se quiser mais qualidade, opte pela câmera traseira. Por fim, se o aplicativo que você escolher lhe der a opção entre conectar a câmera por USB em vez de um método sem fio, opte pela conexão mais estável e rápida – ou seja, com cabos.

Existem alguns aplicativos por aí que afirmam transformar o seu celular em webcam, mas não ficamos convencidos com a maioria deles. Encontramos duas boas opções, mesmo assim.

Usando um iPhone como webcam no Windows

A primeira se chama NDI HX Camera, desenvolvida pela NewTek – neste momento, disponível somente para iOS. Uma versão para Android era disponibilizada há um tempo atrás, então esperamos que ela retorne em algum momento.

O app NDI HX Camera cria uma nova opção de câmera durante as suas videochamadas. Captura de tela: Gizmodo

Há um porém: o utilitário NDI Virtual Input que engana o aplicativo de videochamadas a aceitar a entrada NDI como webcam só está disponível no Windows.

Embora exista um NDI Tools para macOS, ele não inclui o NDI Virtual Input, o que significa que não dá para transformar o seu celular numa webcam.

Ou seja, as opções ficam um pouco limitadas: você precisa usar um iPhone e ter um computador Windows. Se esse for o seu caso, a configuração é bastante simples.

Abra o app no iPhone, depois toque no botão NDI para começar a transmitir. Depois de instalar o NDI Tools para Windows, abra o NDI Virtual Input e clique com o botão direito do mouse no seu ícone na área de notificação – a câmera do iPhone deve aparecer como uma opção, sem necessidade de mais configurações.

Depois disso, é só abrir o Zoom, Skype ou qualquer outro software que você esteja usando para as chamadas de vídeo e escolher o “NDI camera” como a sua webcam. No Zoom, por exemplo, clique no ícone de engrenagem na janela principal e depois escolha Vídeo e Câmera. No Skype, clique no seu avatar, depois em Configurações, Áudio e Vídeo e Câmera.

Não importa qual o app de videochamadas você estiver usando, sempre vai ter uma opção para escolher a entrada de vídeo em algum lugar.

No app do iPhone, toque no ícone de engrenagem para abrir as opções. Você pode controlar o zoom, o brilho, o flash da câmara, a grade de enquadramento, o microfone, qual câmara é utilizada (da frente ou de trás) e a qualidade da transmissão do vídeo.

Usando um Android como webcam no Windows

Se você quiser usando um smartphone Android como webcam, uma das opções mais interessantes que encontramos é o DroidCam. Novamente, só funciona com o Windows, por meio de um cliente de desktop, mas a configuração é simples – abra o app no Android e pegue o número de IP para incluir no cliente Windows e pronto.

O cliente DroidCam Windows conecta-se ao app DroidCam Android em questão de segundos. Captura de tela: Gizmodo

Toque no ícone circular na parte superior direita do app para Android para escurecer a tela enquanto usa o seu celular como webcam. Toque nos três pontos à direita para ajustar o balanço de branco e a exposição.

É possível utilizar o mesmo menu para limitar os fotogramas por segundo enviados para o seu computador e economizar a bateria – mas é preciso desconectar a transmissão.

Com a transmissão ativa, a câmera deve se tornar disponível para todos os aplicativos de videochamadas. Funcionou bem com o Skype e Zoom, por exemplo. Apesar disso, não conseguimos usar o celular no aplicativo padrão de Câmera que vem no Windows.

A versão premium de US$ 4,50 dá acesso a mais funções no cliente Windows. Se você adquirir essa opção poderá ter o controle de zoom ou ativar o espalhamento para inverter o modo de vídeo. A versão gratuita é o suficiente para as coisas mais básicas, embora seja preciso lidar com alguns anúncios.

Outros apps

Experimentamos outros aplicativos que diziam transformar o seu celular em webcam, como o iVCam Webcam para Android e iOS, o EpocCam para Android e iOS (um dos poucos apps que afirma funcionar em um macOS). Nenhuma dessas opções funcionou tão bem quanto o NDI HX Camera e DroidCam, mas você pode ter mais sorte e conseguir fazer funcionar.

A outra opção é simplesmente utilizar o app mobile do Skype ou Zoom para conversar por vídeo direto do seu smartphone, embora muitas vezes isto não seja tão confortável ou tão flexível como utilizar um notebook. Muitos apps de videochamadas costumam reduzir as funcionalidades e opções no celular. Mas pelo menos é uma opção para que os seus amigos, família e colegas de trabalho vejam a sua cara.

Sair da versão mobile