_Saúde

Fique tranquilo, sua escova de dente não tem partículas de cocô

Segundo estudo, nossas escovas estão cheias de bactérias encontradas em nossa boca, mas não no nosso intestino.

Crédito: Christof Koepsel (Getty Images)

Se você tem medo de que sua escova de dente, que geralmente fica no mesmo cômodo que sua privada, esteja coberta por fezes microscópicas, temos uma boa notícia. De acordo com um novo estudo, nossas escovas estão cheias de bactérias encontradas em nossa boca, mas não no nosso intestino. Em outras palavras, elas não parecem ser tão nojentas quanto muitos de nós temíamos.

A pesquisa foi conduzida por cientistas da Northwestern University, em Illinois. Eles estão trabalhando para catalogar as bactérias nativas das escovas de dente doadas pelo correio. O DNA foi retirado dessas escovas e analisado de uma só vez, dando aos pesquisadores uma visão ampla da vizinhança bacteriana de uma escova dental, ou o que os cientistas chamam de microbioma. Eles compararam esses microbiomas com aqueles previamente amostrados da boca e do intestino das pessoas por meio do Projeto Microbioma Humano.

O que eles descobriram foi que os microbiomas da escova dental têm muitas bactérias comumente encontradas na boca. Mas eles não detectaram sinais de bactérias conhecidas por viverem exclusivamente em nossos intestinos ou, por extensão, em nosso cocô.

Os pesquisadores não descartam a possibilidade de que as nuvens de germes de cocô de uma descarga possam às vezes depositar bactérias em nossas escovas de dente – uma preocupação hipotética que os deixou curiosos o suficiente para conduzir este estudo em primeiro lugar. E algumas das bactérias que eles identificaram nas escovas de dente podem ser encontradas tanto na boca quanto no intestino, então é possível que algumas das bactérias documentadas possam ter vindo da parte menos agradável do nosso trato digestivo. Mas, no geral, eles acham que suas descobertas, que serão publicadas na edição de 1º de fevereiro da Microbiome, devem tranquilizar as pessoas.

“É razoavelmente improvável encontrar bactérias de nosso cocô em sua escova de dente”, disse Erica Hartmann, professora assistente de engenharia civil e ambiental da Northwestern, ao Gizmodo por e-mail. “Nossas descobertas indicam que você tem muito mais probabilidade de ter micróbios da boca, ou talvez da água da torneira ou dos encanamentos.”

Nem todas as descobertas da análise microbiana foram otimistas, no entanto. A equipe também encontrou evidências de genes relacionados ao aumento de resistência a antibióticos nos microbiomas de escovas de dente pertencentes a pessoas que praticavam melhor higiene oral. Esses genes provavelmente vieram de bactérias nativamente encontradas na poeira ou no ar do banheiro onde as escovas de dente eram mantidas, já que nenhum dos voluntários afirmou usar cremes dentais antimicrobianos.

Nenhuma das bactérias que eles encontraram – mesmo que fossem resistentes a antibióticos – é considerada um perigo sério para a saúde humana, e Hartmann adverte que o estudo não pode nos dizer por que esse padrão pode estar acontecendo. Mas uma teoria é que as pessoas que se preocupam especialmente com a higiene bucal têm maior probabilidade de usar outros produtos promovidos como antimicrobianos. E embora esses produtos afirmem ser melhores do que a versão padrão, na verdade não são.

Estudo após estudo mostrou que produtos antimicrobianos como sabonetes não oferecem nenhuma vantagem real na prevenção de infecções ou na manutenção da limpeza, mas promovem resistência aos antibióticos no ambiente. O trabalho anterior de Hartmann também mostrou que o creme dental comum já faz um bom trabalho na eliminação das bactérias de nossas escovas e que os produtos antimicrobianos não são necessariamente melhores.

Embora não haja nada de errado em ser higiênico e escovar os dentes com frequência, Hartmann espera que a maioria das pessoas evite usar esses produtos antimicrobianos.

“Praticar uma boa higiene oral é muito importante para a sua saúde. Eu absolutamente recomendo. No entanto, não recomendo que as pessoas usem produtos antimicrobianos”, disse Hartmann. “Em muitos casos, os antimicrobianos são desnecessários”.

Sair da versão mobile