_Facebook

Facebook guardou todos os vídeos que você desistiu de postar na rede

Você por acaso já gravou um vídeo no Facebook para postar diretamente no mural de um amigo, apenas para descartá-lo e gravar uma nova versão em seguida? Você pode até achar que essa gravação de teste foi deletada, mas o Facebook manteve uma cópia. A companhia culpa um “bug” e jura que irá deletar esses […]

Você por acaso já gravou um vídeo no Facebook para postar diretamente no mural de um amigo, apenas para descartá-lo e gravar uma nova versão em seguida? Você pode até achar que essa gravação de teste foi deletada, mas o Facebook manteve uma cópia. A companhia culpa um “bug” e jura que irá deletar esses vídeos descartados. E, desta vez, jura de pés juntos.

• Uma lista de todo mundo que está pistola com o Facebook
• Zuckerberg rebate crítica de CEO da Apple: “Existem empresas que trabalham duro para te cobrar mais”
• Facebook promete facilitar o acesso às configurações de privacidade dos usuários

Na semana passada, a New York Magazine publicou uma reportagem que mostrava como o Facebook estava mantendo os vídeos aparentemente deletados. A contínua existência dos vídeos não postados foi descoberta depois que diversos usuários baixaram seus arquivos pessoais do Facebook – e descobriram inúmeros vídeos que nunca foram publicados. Hoje, a Select All recebeu um pronunciamento da rede, e ela põe a culpa de todo esse problema em um “bug”:

Nós investigamos o problema que algumas pessoas estavam vendo antigos vídeos não postados quando acessaram suas informações com a nossa ferramenta. Nós descobrimos que um bug evitou que vídeos não postados fossem deletados. Nós estamos os deletando e pedimos desculpas pela inconveniência. Nós agradecemos à New York Magazine por ter nos alertado sobre esse problema.

Foi revelado no mês passado que a empresa de coleta de dados (e aparentemente de consultores de suborno) Cambridge Analytica adquiriu informações de 50 milhões de usuários do Facebook e abusou desses dados para auxiliar na eleição do presidente Trump. Especificamente, a companhia explorou a raiva dos eleitores com anúncios altamente direcionados. E durante o decorrente escândalo, todo mundo tem descoberto todo tipo de maluquice sobre o Facebook.

Os usuários do Facebook têm baixado alguns dos dados que a gigante de mídia mantêm sobre eles, e eles não são nada bons. Por exemplo, o Facebook manteve detalhados registros de ligação de usuários de celulares Android. A companhia afirma que os usuários precisavam optar pela inclusão da função, mas essa é uma desculpa esfarrapada quando você vê com o que a tela para optar pela função se parecia.

Existe um enorme abismo entre consenso informado e o que o Facebook te força a aceitar para utilizar o produto. Quando foi a última vez que você leu um acordo de uso antes de aceitá-lo?

Questionamos o Facebook se a rede estava retendo qualquer outro dado que deveria ter sido deletado. Nós atualizaremos este texto se a empresa nos responder – mas ela não tem sido muito solícita recentemente. O Facebook não era exatamente um modelo de transparência antes do escândalo da Cambridge Analytica, mas se fechou ainda mais depois do ocorrido.

Liga pra gente, Facebook. Você sabe o nosso número.

[Select/All]

Imagem de topo: Getty

Sair da versão mobile