_Tecnologia

Será que um garfo “inteligente” consegue incentivar você a comer de forma mais saudável​​?

Há vários gadgets, como o Nike FuelBand, que ajudam você a perder os quilos que você já acumulou. Mas uma empresa chamada Hapilabs quer impedir você de ganhar todo esse peso. Como? Com um garfo bastante avançado, que estimula você a comer mais devagar. O HAPIfork da Hapilabs pode acabar sendo o utensílio mais volumoso […]

Há vários gadgets, como o Nike FuelBand, que ajudam você a perder os quilos que você já acumulou. Mas uma empresa chamada Hapilabs quer impedir você de ganhar todo esse peso. Como? Com um garfo bastante avançado, que estimula você a comer mais devagar.

O HAPIfork da Hapilabs pode acabar sendo o utensílio mais volumoso na gaveta da sua cozinha, mas isso é porque ele é cheio de sensores que monitoram quando você começa a comer uma refeição, quando você para, quantas vezes você o coloca na boca, e o tempo entre cada garfada.

O ideal é que seu ritmo ao comer seja uma garfada a cada dez segundos ou mais. Se você devorar uma refeição mais rápido do que isso, o HAPIfork usa um sistema capacitivo para vibrar o garfo, e lembrar que você deveria comer mais devagar.

Um detalhe importante: o garfo é resistente à água, mas não à prova d’água. Ou seja, você pode lavá-lo à mão sem problemas, mas não deve deixá-lo mergulhado em uma pia de um dia para o outro. Felizmente, o seu núcleo eletrônico pode ser facilmente removido se você quiser colocá-lo em uma lava-louças.

Um app de acompanhamento (para iOS e Android) que conversa com o garfo via Bluetooth também estará disponível, permitindo controlar seus hábitos nas refeições ao longo do tempo.

Esse garfo tem alguma chance de virar realidade? Veremos em breve. O HAPIfork deve ser lançado no Kickstarter em março, para arrecadar fundos e virar um produto real. Caso a Hapilabs consiga o dinheiro, o produto poderá ser lançado já em abril – por enquanto, ainda sem preço definido.

A empresa ainda prepara o HAPItrack, um dispositivo mais normal que acompanha você durante exercícios físicos, monitorando batimentos cardíacos, distância percorrida, calorias perdidas etc.; e o relógio HAPIwatch, que monitora seu sono e nível de estresse. [HAPILABS]

Sair da versão mobile