_Cibersegurança

O verdadeiro ‘Lobo de Wall Street’ alerta: ICOs são ‘maior golpe já feito’

Um golpista conhece um golpe. Se você já considerou colocar algum dinheiro em uma oferta inicial de moeda (ICO) — este novo modelo financeiro complicado, pouco regulado e em ascensão, em que startups oferecem a investidores ações em “novas” criptomoedas em vez das ações tradicionais —, talvez seja uma boa ideia ouvir o que um dos criminosos […]

Um golpista conhece um golpe. Se você já considerou colocar algum dinheiro em uma oferta inicial de moeda (ICO) — este novo modelo financeiro complicado, pouco regulado e em ascensão, em que startups oferecem a investidores ações em “novas” criptomoedas em vez das ações tradicionais —, talvez seja uma boa ideia ouvir o que um dos criminosos mais notórios do mundo da finança tem a dizer.

• Entenda: O que são ICOs e por que elas estão sendo banidas na China

Jordan Belfort, o chamado “Lobo de Wall Street” por traz do esquema de pump and dump da Stratton Oakmont na década de 1990 que, segundo as autoridades, caloteou investidores em pelo menos US$ 200 milhões, contou ao Financial Times em entrevista recente que as pessoas deveriam ter sido mais cautelosas antes de injetar bilhões de dólares em ICOs pouco elaboradas ao longo de 2017.

Porque, sério, pessoal, aparentemente precisamos que um golpista condenado, que uma vez supostamente estacionou um helicóptero em seu quintal enquanto estava completamente entorpecido, nos diga como essas coisas funcionam.

“Os promotores estão perpetuando um enorme golpe da maior ordem em todo mundo”, Belfort contou ao jornal. “Provavelmente, 85% das pessoas não têm más intenções, mas o problema é que, se 5% ou 10% estão tentando aplicar um golpe em você, é um grande desastre.”

Comparando a situação à bolha das tulipas, em referência ao famoso período da história holandesa em que os preços das tulipas dispararam e então estouraram e começaram a valer quase nada, Belfort acrescentou: “É o maior golpe que já existiu, um golpe tão enorme e que vai estourar na cara de muitas pessoas”.

A Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos (SEC) tem avisado há meses que as ICOs, altamente sem regulação, poderiam facilmente funcionar como fachadas pouco veladas para golpistas prometendo enormes retornos em investimentos fraudulentos. Em setembro, a SEC acusou um operador de ICO, Maksim Zaslavskiy, de fraude em relação a uma firma imobiliária que não tinha operações de verdade. É possível que a agência esteja ponderando uma repressão maior em relação a violações de leis de segurança.

E nada disso sequer está considerando que os mercados de criptomoeda são notoriamente caóticos e voláteis e que mesmo o seu investimento legítimo pode entrar em colapso da noite para o dia.

Mas se você não quer ouvir o que a SEC tem a dizer sobre ICOs, ou se não está preocupado que um número cada vez maior de países está proibindo as ICOs, por favor, ouça o que um golpista de verdade tem a dizer sobre o quanto você é um alvo fácil. Ou, sei lá, ignore tudo isso. Talvez a bolha realmente siga crescendo para sempre.

[Financial Times]

Imagem do topo: AP

Sair da versão mobile