_Android

Apps do Android chegarão a laptops através da Play Store em Chromebooks

Rumores dizem que o Google vai colocar o Android em laptops após combiná-lo com o Chrome OS, e estão aparecendo sinais de como essa integração será feita.

Rumores dizem que o Google vai colocar o Android em laptops após combiná-lo com o Chrome OS, algo que deve ser apresentado durante a conferência I/O em maio. E estão aparecendo sinais de como essa integração será feita.

Usuários do Reddit avistaram uma caixa de seleção que aparece momentaneamente quando as configurações do Chrome OS são carregadas pela primeira vez. Ela vem acompanhada pelo texto “permitir que apps do Android rodem em seu Chromebook”.

Ative-a, e surge uma janela dizendo: “Escolha entre mais de um milhão de apps e jogos no Google Play para instalar e usar no seu Chromebook” – ela some rapidamente, no entanto, e o recurso não pode ser usado. Também é possível ver essas referências no site do projeto Chromium.

O Chrome OS é capaz de rodar alguns apps do Android – como Evernote e Vine – desde 2014 como parte de um teste limitado, que foi expandido no ano passado com a ferramenta ARC Welder.

Ela permite rodar qualquer .apk nativamente dentro do navegador Chrome, isolado em sandbox, oferecendo até mesmo suporte ao Play Services. No entanto, não há como instalar apps da Play Store no Chrome OS: é preciso baixar arquivos .apk de outra forma.

Este é o fim dos Chromebooks? Pelo visto, não. No ano passado, o Re/code disse que eles não vão desaparecer: o Google estaria trabalhando com parceiros para criar computadores que rodam Android, mas as fabricantes de PCs ainda poderiam usar o Chrome OS – agora com acesso à Play Store.

Resta ver como isso vai funcionar. A maioria dos Chromebooks usa apenas touchpad e teclado, enquanto que apps para Android tendem a ser feitos para touchscreens, e para telas pequenas – versões pensadas para tablet ainda são mais raras do que deveriam. Espere por mais detalhes na Google I/O, que começa em 18 de maio.

[Reddit via Ars Technica via The Verge]

Sair da versão mobile