_Amazon

Prime Video já pode ser transmitido no Chromecast; YouTube passa a funcionar no Fire TV, da Amazon

Por meio de atualização de software, usuários do Prime Video poderão transmitir em dispositivos Chromecast; além disso, donos de FireTV poderão assistir o YouTube via app oficial

YouTube no Fire TV

Divulgação

Nesta terça-feira (9), tivemos um passo concreto numa briga entre Amazon e Google. Um desentendimento antigo entre as companhias não permitia que assinantes Prime Video, serviço de streaming de vídeo da Amazon, transmistisse para dispositivos Chromecast ou Android TV; e que donos de Fire TV acessassem o YouTube em suas TVs. Tudo isso mudou por meio de uma atualização de software liberada pelas companhias.

Na prática, ficou assim:

O anúncio de que isso iria rolar foi feito em abril, mas só, agora, de fato, passou a ter efeito as mudanças prometidas pelas companhias. Pelo menos por aqui — sou assinante do Prime Video — já deu para transmitir tranquilamente vídeos do app Android para o Chromecast.

Na ocasião, explicamos um pouco a razão do desentendimento entre as companhias, que vem lá de 2015. Para resumir, tem relação com o fato de a Amazon lançar produtos com uma versão do Android modificada e com uma loja própria. Lá, a companhia fornecia a versão oficial do Prime Video, enquanto usuários de Androids convencionais teriam de baixar um arquivo .APK (portanto, fora do Google Play) para ter acesso ao serviço. A manobra da Amazon, em tese, faria com que a empresa não precisasse dividir ganhos de assinantes com o Google.

Pelo jeito, o Google não gostou do fato de um app baseado em Android não estar em sua loja oficial e passou a retaliar. Na época, a Amazon lançou o FireTV, um set top box equivalente ao Chromecast da Amazon só que mais completo. Aí, o Google resolveu não permitir acesso a um app oficial do YouTube por meio do equipamento.

A boa notícia é que, pelo menos, essa treta foi sanada pelas empresas. Enquanto isso, as companhias continuam competindo muito no mercado dos assistentes pessoais. Em telas inteligentes com Alexa, como o Amazon Echo Show, ainda não dá para, por exemplo, buscar receitas no YouTube usando um app oficial. Isso só é possível acessando um navegador presente no dispositivo.

[Amazon e Google]

Sair da versão mobile