_Apple

Usuários estão frustrados com problemas de conectividade Bluetooth no iPhone 7

Leitores enviaram e-mails sobre problemas com o iPhone 7, e a falha mais irritante parece estar na conectividade Bluetooth do novo smartphone.

Leitores do Gizmodo enviaram e-mails com problemas que eles estão tendo com o iPhone 7, e a falha mais irritante parece estar na conectividade Bluetooth do novo smartphone.

Alguns iPhones 7 estão emitindo um chiado estranho e ninguém sabe o motivo
O que o iPhone 7 ganhou ao perder a entrada para fones de ouvido

A Apple teria dito a um cliente que “o iPhone 7/7 Plus tem sinal Bluetooth mais fraco em relação aos seus antecessores”. Aqui está um resumo:

– alguns leitores dizem que não conseguem conectar o novo aparelho a um adaptador Bluetooth que funcionava bem com o iPhone 6;

– um leitor relata que seu iPhone 7 não se conecta ao carro nem a alto-falantes automaticamente, algo que seu iPhone 5 antigo fazia sem problema;

– outro leitor diz que o iPhone 7 é “um pesadelo” e que o Bluetooth fica se desconectando. A música para de tocar no dispositivo ou nos alto-falantes, mesmo que pareça ainda estar sendo reproduzida;

– um leitor compartilha suas frustrações em fazer o iPhone 7 funcionar com seus fones de ouvido Bluetooth da Aukey:

Eu rodei a versão beta pública em meu iPhone 6S por aproximadamente um mês sem problemas, e atualizei para a versão final no dia em que o iOS 10 foi ao ar. Sem problemas. Quando eu comprei meu iPhone 7, no entanto, fui atormentado por problemas de áudio Bluetooth.

Eu uso um par de fones de ouvido Bluetooth de US$ 20 da Aukey. Eles fazem o pareamento, mas quando eu ligo, recebo uma mensagem de que eles estão conectados (na verdade uma mensagem de voz semelhante à Siri vindo dos fones de ouvido), mas o áudio ainda é encaminhado para o alto-falante do celular.

O indicador de bateria para o dispositivo Bluetooth aparece na barra de status e as configurações de Bluetooth dizem que ele está conectado, mas o áudio não vai para os fones até que eu toque em desconectar e conectar repetidas vezes nas configurações de Bluetooth. Sem fazer isso, nem mesmo o seletor de dispositivo de áudio no centro de controle não mostra os fones de ouvido. Isso acontece o tempo todo.

Em termos de problemas mais específicos com o Bluetooth, muitos donos de carros da BMW relatam que o iPhone 7 e iPhone 7 Plus têm dificuldade em se conectar ao sistema de áudio. Eis o relato de um leitor:

A conexão Bluetooth no meu BMW nem sempre funciona. Ele se conecta, em seguida, para de funcionar, então eu tenho que desligar e voltar a ligá-lo novamente. Às vezes funciona, e às vezes isso não acontece.

Na verdade, muitos dos relatos que recebemos envolvendo Bluetooth estão relacionados a sistemas do carro – tanto sistemas embutidos de entretenimento como veículos com Apple CarPlay. Por exemplo, temos o leitor Mike Devine:

O maior incômodo que eu encontrei com meu iPhone 7 Plus é que o CarPlay não funciona mais. É uma chatice enorme para mim, porque eu costumava usar o CarPlay todos os dias durante meu trajeto para o trabalho. Tentei tudo que posso pensar (e tudo que pessoas online puderam imaginar), sem sucesso; o celular falha em se conectar, ou não consegue ficar conectado por mais de 30 segundos.

Um leitor, que pediu para ser identificado apenas como Rob S., fez testes exaustivos sobre os problemas de reprodução em veículos. Ele diz:

O iPhone 7 Plus começa a aparentemente “avançar” durante a transmissão de qualquer coisa através de Bluetooth, quer se trate de mídia local, streaming, mapas, Siri ou outro. Isto ocorre apenas nos 7 Plus que eu tenho, não no 6S Plus – mesmo quando eles estão lado a lado – indicando que há um problema especificamente nesse modelo em particular.

Eu testei cinco celulares no total, e confirmo que três dos meus próprios iPhones 7 Plus tiveram o mesmo problema em quatro veículos onde o 6S Plus funcionou sem problemas.

Inicialmente, a Apple tentou solucionar isto como um problema de conexão, e mencionou que o iPhone 7/7 Plus tem sinal Bluetooth mais fraco em relação aos seus antecessores. Depois de assegurar-lhes que eu não estava apenas transmitindo áudio, eles continuaram a investigar e acabaram me passando para os engenheiros.

Eu trabalhei com eles para instalar um perfil de serviço no meu dispositivo e assim ajudar na solução do problema; registrei 24 vezes dentro de uma hora de reprodução de música em que a falha ocorreu.

Aparelhos que eu testei:

– IPhone 6S Plus (64GB, AT&T, ouro rosê) – funcionando
– IPhone 6S Plus (64GB, AT&T, cinza espacial) – funcionando
– IPhone 7 Plus (128GB, AT&T, preto matte) – não está funcionando
– IPhone 7 Plus (128GB, AT&T, preto matte) – não está funcionando
– IPhone 7 Plus (128GB, AT&T, ouro rosê) – não está funcionando

Versões do iOS que eu testei:

– 10.0
– 10.0.1
– 10.0.2
– 10.1 (Beta)

Veículos nos quais eu fiz o teste:

– 2006 Volkswagen Jetta GLI
– 2007 BMW 335i
– 2011 Toyota Venza
– 2013 Ford Focus

Outros sites também notaram este mesmo problema. O 9to5Mac fez uma enquete e 23% dos usuários estão passando por falhas de conectividade Bluetooth com o iPhone 7 no iOS 10.

Torcemos que estes problemas de conectividade sejam uma falha de software que possa ser corrigida com atualizações. Se o hardware do Bluetooth no iPhone 7 estiver ruim, isso será mais difícil para os usuários, e a Apple terá que resolver de outro modo. Entramos em contato com a empresa, que ainda não respondeu.

Sair da versão mobile