11 recursos que você (possivelmente) não sabia que poderia usar no Firefox

Confira esta lista marota com várias funcionalidades para facilitar a vida de quem utiliza o Firefox.

Imagem: Firefox

No ano que vem, o navegador Mozilla Firefox completa seu 20º aniversário e, ao longo tempo, muitos recursos surgiram e outros desapareceram. Se você estiver usando o Firefox como seu navegador diário, saiba como usá-lo em todo o seu potencial, conferindo algumas dessas ferramentas, opções e recursos menos conhecidos que o Gizmodo separou para você. Vale apenas lembrar que estas aplicações funcionam na versão atualizada.

1. Use o recurso picture-in-picture várias vezes

Assistir a um vídeo em uma janela menor enquanto você realiza várias tarefas pode ser de grande ajuda para sua produtividade. E o Firefox oferece suporte a vários vídeos ao mesmo tempo. Abra um vídeo hospedado em um site, como o YouTube, e clique no botão Assistir em Picture-in-Picture. Outra opção é clicar com o botão direito do mouse sobre o vídeo e escolher a opção Picture-in-Picture. É bem fácil. Caso queira realizar a mesma ação novamente, é importante saber que os vídeos devem ser reproduzidos em uma aba separada. Cada janela PIP pode ser movida e redimensionada conforme necessário.

Captura de tela: Firefox.

2. Pesquise nas suas abas abertas

Se você abriu dezenas de guias ao mesmo tempo dentro do Firefox, encontrar rapidamente o que você precisa pode ser complicado, especialmente porque cada cabeçalho de aba diminui quando um novo é adicionado. Mas, para facilitar sua vida e economizar tempo, você pode pesquisar por meio de uma nova guia os títulos das guias abertas digitando um símbolo de porcentagem (%), antes dos termos de pesquisa na barra de endereço. Se houver alguma correspondência, você pode clicar no link Alternar para a aba para ir direto para aquela pesquisada.

3. Bloqueie solicitações de notificação de sites

Está sendo muito comum os sites perguntarem se podem enviar notificações imediatamente após você entrar neles, e muita gente não gosta disso. Você pode gerenciar suas escolhas em Opções no menu do Firefox. Em seguida, vá para a área de Privacidade e Segurança e clique em Configurações ao lado de Notificações. Se você preferir não ter que lidar com essas solicitações de permissão, marque a caixa Bloquear novas solicitações de permissão para exibir notificações.

Captura de tela: Firefox.

4. Veja como os sites estão rastreando você

Se você olhar para a extremidade esquerda da barra de endereço, verá um ícone em formato de escudo. Por trás dele, estão todos os dados sobre como o Firefox está limitando o rastreamento do site atual (e seus anúncios). Clique neste escudo para ver os detalhes e, em seguida, escolha qualquer categoria para um resumo completo. Você também pode selecionar Painel de proteções para ver quantos cookies e outros rastreadores o Firefox está bloqueando ao longo do tempo (acredite, pode ser muito mais do que você espera).

Captura de tela: Firefox.

5. Use o modo somente HTTPS 

Uma conexão HTTPS com a web é mais segura do que o HTTP padrão por vários motivos (saiba mais aqui), e o Firefox pode garantir que ela seja sempre a escolhida quando estiver disponível. Escolha Opções no menu principal do navegador, logo depois Privacidade e segurança e marque o botão Ativar o modo somente HTTPS em todas as janelas. Se o Firefox não conseguir estabelecer uma conexão criptografada segura com um site que você deseja visitar, você verá uma mensagem na tela.

6. Assuma o controle de sua barra de ferramentas

Você pode não se preocupar muito com a barra de ferramentas do Firefox, mas seu layout e opções podem fazer uma grande diferença na rapidez com que você navega na web. O Firefox sempre ofereceu muitas maneiras de ajustar a barra de ferramentas e, se você abrir o menu principal do Firefox e escolher a opção Personalizar barra de ferramentas, poderá escolher quais atalhos aparecem nela e onde são colocados. Arraste e solte os ícones e lembre-se de que você também tem um menu flutuante à direita.

7. Adicione tags aos seus favoritos

Você pode organizar seus favoritos do Firefox em pastas, como de costume, mas também pode aplicar tags a eles. No menu do Firefox, escolha Biblioteca, Favoritos e Gerenciar favoritos e, se você selecionar um favorito, poderá adicionar tags a ele (elas também podem ser adicionadas ao criar novos favoritos). Você pode escolher como usar as tags, mas elas podem ajudar a agrupar links em torno de sua vida pessoal, trabalho, ou outros tópicos de pesquisa que sejam importantes.

8. Mude a aparência do Firefox

Você não precisa se contentar com a aparência padrão do Firefox se não quiser (e tudo bem com isso). Para customizar, clique em Extensões e Temas no menu principal do navegador e você poderá mergulhar em um mundo de visuais alternativos feitos pela Mozilla e por terceiros. Você verá algumas sugestões recomendadas imediatamente e também pode selecionar Encontrar mais complementos para ver mais temas na web. É possível criar seus próprios temas também, via Firefox Color.

Captura de tela: Firefox.

9. Tenha proteção extra

A Mozilla desenvolve várias extensões para o Firefox que são extras opcionais para o navegador, e uma das mais úteis é o Facebook Container. Sua finalidade é tornar mais difícil para o Facebook rastreá-lo em outros sites que não sejam o Facebook (por meio de caixas de mensagens, plug-ins sociais, etc). Em resumo, garante que os sites que você visita não possam ver sua identidade do Facebook ou salvar cookies relacionados a rede social.

10. Use várias contas com mais facilidade

Outra extensão feita pela Mozilla que merece sua atenção é o Firefox Multi-Account Containers. Ela permite que você trabalhe com vários perfis no navegador com maior facilidade, para que você possa ter um perfil de casa conectado em seu próprio Gmail e Facebook, e um perfil de trabalho conectado ao Gmail e Facebook da sua empresa, por exemplo. Instale-o e você pode economizar uma quantidade substancial de tempo fazendo login e logout de sites.

11. Agrupar e mover abas

Manter o controle de suas abas é importante para qualquer usuário avançado do Firefox, e se você mantiver a tecla Shift pressionada enquanto clica, poderá selecionar várias guias de uma vez, o que é perfeito para mover, fechar, silenciar ou fixar todas de uma vez só. Independentemente de você selecionar uma ou várias guias, observe que você pode clicar com o botão direito do mouse no(s) cabeçalho(s) da guia e selecionar Mover abas para movê-las para o início ou o fim da lista (ou ao criar uma nova janela).

Sair da versão mobile