Segundo a NASA, não, um meteoro não atingirá a Terra em setembro

Em um comunicado oficial a NASA explica que não, não vamos ter atingidos por um meteoro em setembro. Vida que segue.

“EXCLUSIVO: Poderia este asteróide destruir a Terra nas próximas SEIS semanas?”, dizia a manchete da Express. De acordo com a NASA, a resposta é “absolutamente não, seus imbecis”.

Em um comunicado oficial, a NASA discute a teoria da conspiração que está rolando na internet e que afirma que um asteróide que está vindo em direção ao Oceano Atlântico se chocaria contra nós no mês que vem, em 23 de setembro. “Existe um rumor viralizado — e aqui estão os fatos”, escreve a agência. “Não existe base científica — ou um mero farrapo de evidência — de que um asteróide ou qualquer outro objeto celestial impactará a Terra nestes dias”, diz Paul Chodas, gerente de Objetos Próximos da Terra do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA.

Chodas ainda complementa que a Terra não corre o menor risco de ser atingida por um asteroide ou cometa no futuro. “Todo asteroide potencialmente perigoso tem menos de 0,01% de chance de impactar a Terra nos próximos 100 anos”, diz. “Se existisse algum objeto grande o suficiente para causar esse tipo de destruição em setembro, nós já o teríamos visto”

E quem pode estar espalhando estes rumores? Na verdade, essa teoria existe há anos, mas ganhou notoriedade nos últimos dois meses. Mostramos aqui no Gizmodo as teorias absurdas por trás dessa conspiração, que se baseiam em coisas como uma frase de Layurent Fabius, ministro dos Negócios Estrangeiros da França, e nas Luas de Sangue, fenômeno natural que colore a nossa lua de vermelho.

Mas grande parte dessa exposição é de responsabilidade do programa InfoWars, cuja função é fazer circular teorias da conspiração sobre o governo, o apocalipse iminente e as manipulações do mundo dos poderosos. “Estamos apenas avaliando o que tem sido dito”, diz John Bowne do InfoWars em um vídeo sobre o asteróide. Só uma avaliada! E o que tem sido dito?

Infelizmente, a negação da NASA não fará muito para convencer do contrário quem já acredita nessa teoria. “É claro que a NASA está negando tudo isso, mas por que eles nos contariam qualquer coisa? Eles são fundados pelo governo”, diz Bowne.

É quase inacreditável que uma agência federal dos EUA tenha precisado desmentir essa teoria da conspiração, mas aí está: o poder da “World Wide Web”, como diz a NASA.

Foto de capa: NASA

Sair da versão mobile