_Jogos

Steam Box, o console da Valve, começa a se tornar realidade: conheça o Xi3 Piston

A Steam Box é o computador da Valve dedicado a games. A empresa já avisou que teremos vários deles vindo de terceiros, além de seu próprio hardware ainda este ano. Ela deve rodar uma plataforma Linux e ser revelada oficialmente durante a GDC (em março) ou a E3 (em junho). Mas a primeira aparição do […]

A Steam Box é o computador da Valve dedicado a games. A empresa já avisou que teremos vários deles vindo de terceiros, além de seu próprio hardware ainda este ano. Ela deve rodar uma plataforma Linux e ser revelada oficialmente durante a GDC (em março) ou a E3 (em junho).

Mas a primeira aparição do novo console aconteceu na feira CES: é o Xi3 Piston. Embora os detalhes específicos sobre o Piston sejam poucos, pudemos dar uma olhada nele – e como essa caixinha é bonita.

Primeiro de muitos, o Piston é uma versão única dos PCs modulares X7A da empresa Xi3, e exatamente o que está nele ainda é uma incógnita. A Xi3 tem um PC 7 Series que é “um pouco” destinado a jogos (segundo eles), mas eles estavam bastante cautelosos e realmente não queriam dizer se as especificações do 7 Series serão as mesmas do Piston.

Mas para ter uma base, eis a configuração do 7 Series: o PC modular da Xi3 oferece um processador x64 quad-core, até 8GB de memória RAM DDR3, até 1 TB em SSD, suporte a até três monitores e a resoluções de até 4096×2160.

E também há o aspecto modular do PC: sua placa-mãe é dividida em três partes distintas, organizadas em um cubo para tornar o dispositivo pequeno o suficiente para caber na mão. Cada uma dessas três partes pode ser trocada por uma melhor conforme o tempo passa, para acompanhar as inovações que vierem no futuro. Tudo isso já pode ser seu a partir de US$ 999.

Mas será isto tudo o que o Piston esconde dentro da caixinha? Não sabemos. E mesmo que seja, ainda teremos outras Steam Boxes – tanto as terceirizadas com suporte ao Steam, como a feita pela Valve – então ainda há muitos detalhes a se confirmar. A Valve deixou explicitamente claro que esta parceria com Xi3 não é monogâmica: ou seja, ela pode muito bem cortejar outros parceiros, e pretende mostrar mais novidades na CES e nos próximos meses.

Mesmo que o Piston esteja só começando, um porta-voz da Valve comentou que, mesmo o modelo em exposição não fazendo nada ainda, ele é um pequeno (e bonito) líder de uma mudança interessante que está por vir.

Sair da versão mobile