O tablet futurista da Dell faz truques com quatro câmeras e é absurdamente fino

O Dell Venue 8 7840 tem apenas 6 mm de espessura, possui uma tela incrível e ainda faz truques de profundidade com suas quatro câmeras.

Esta semana, na Intel Developers Conference em San Francisco (EUA), Michael Dell subiu ao palco para anunciar um tablet bem intrigante. Ele é absurdamente fino, possui uma tela incrível e ainda faz truques de profundidade com suas quatro câmeras.

Antes de tudo, ele chama a atenção por ser o tablet mais fino que o mundo já produziu. Com apenas 6 mm de espessura, o belo chassi de alumínio cinza é ainda mais esbelto que o Sony Xperia Z2 Tablet (6,4 mm). Veja como meu Moto X com 10,4 mm de espessura parece grosso em comparação:

Em segundo lugar, este tablet possui indiscutivelmente a melhor tela do mundo em sua categoria: trata-se de um display OLED de 8,4 polegadas com resolução 2560 x 1600 e cores sensacionais.

Esse é um display da Samsung, basicamente idêntico ao presente no Samsung Tab S lançado este ano; mas aqui, o tablet é ainda mais fino e o vidro se estende de ponta a ponta – as bordas são bem finas.

Por isso, há uma única empunhadura na lateral esquerda, que abriga os alto-falantes e uma das quatro câmeras no tablet. O que a Dell estaria fazendo com tantas câmeras? É que o novo aparelho da Dell é o primeiro tablet com Intel RealSense.

Não é segredo que a Intel vem trabalhando em miniaturizar câmeras 3D há algum tempo, originalmente com a intenção de transformar cada laptop em um Kinect – para controlar seus programas com um aceno de mão e coisas do tipo.

Mas neste tablet, o módulo RealSense – com duas câmeras para detectar profundidade – não fica voltado para você: ele está ao lado de uma câmera traseira de 8 megapixels, com a qual você vai tirar fotos.

Em vez de deixar você reencenar Minority Report controlando o tablet com gestos, as câmeras extras dão uma ideia da distância dos objetos nas fotos, e permitem que você os manipule de acordo. Por exemplo, você pode tocar em um ponto na foto para mudar o foco da imagem, assim como nas câmeras Lytro; ou fingir que a lente da sua câmera tem uma abertura diferente (como no GIF abaixo).

Usando as três câmeras, o software pode até medir o comprimento e largura de objetos: basta selecionar dois pontos na imagem. Brian Krzanich, CEO da Intel, brincou que não haverá mais qualquer dúvida sobre tamanho se você pescar um peixe grande. Veja o exemplo abaixo:

Em nosso hands-on com um protótipo, a detecção da profundidade não foi perfeita, e o software da Dell para manipular essas imagens tinha alguns bugs, mas eu vi exemplos suficientes para me convencer de que a tecnologia realmente funciona.

Por exemplo, um representante da Intel converteu um filme inteiro de cores para preto-e-branco, e vice-versa, começando com os objetos mais próximos da câmera e indo progressivamente mais longe, porque sabia a distância desses objetos. Em outro exemplo, eles mostraram flocos de neve caindo em uma bicicleta, e ela só se acumulava nas superfícies superiores dos objetos na foto.

Infelizmente, o tablet mais interessante do mundo também tem o nome mais chato: Dell Venue 8 7840. Também não sabemos seu preço nem duração de bateria. Mas eis o que sabemos: ele roda Android 4.4 em um processador Intel Atom Z3580 quad-core de 2,33 GHz, tem conectividade Wi-Fi e 32 GB de armazenamento (expansível via cartão microSD), e deve estar disponível no final do ano nos EUA e em outros países.

Ele também deve ser o primeiro de muitos: os parceiros da Intel planejam integrar a câmera RealSense em outro dispositivo com 4G LTE, e em outro dispositivo com uma tela maior e um teclado.

Sair da versão mobile