_Twitter

O projeto secreto Lightning do Twitter lembra bastante o Snapchat

Novo recurso que deve estrear ainda neste ano exibe conteúdo relacionado a grandes eventos em uma nova área do Twitter.

O Twitter tem um segredo. O serviço de microblogs em breve vai lançar um “grande novo recurso” chamado Project Lightning que vai trazer conteúdo com curadoria humana baseado em eventos reais para um lugar calmo e seguro para o usuário. Mat Honan, do BuzzFeed, viu o projeto bem de perto, e quer saber? Lembra bastante o Snapchat.

Em um primeiro momento, o Project Lightning parece um desdobramento da opção Discovery, recentemente removida do Twitter. A aba exibia conteúdo um pouco aleatório mas até que relevante sobre eventos do momento e trending topics. O Twitter manteve a ideia viva na aba de pesquisa, mas a empresa planeja levar o conceito adiante com o Project Lightning, que exibe uma coletânea de tweets sobre eventos importantes, programas de TV, coisas ao seu redor, ou qualquer coisa em tempo real que estiver bombando na rede social.

Soa bastante como a experiência de navegação passiva que falta ao Twitter. Também lembra bastante a forma como o Snapchat lida com eventos ao vivo. Se você for ao Snapchat hoje, por exemplo, verá uma lista de eventos ao vivo no topo da sua parte de Histórias. Toque em, digamos, “E3”, e veja conteúdo produzido dentro do Snapchat relacionados ao evento, sem precisar se esforçar nem um pouco.

O Project Lightning usa a mesma abordagem. Eis a descrição de Honan:

Essas coletâneas são projetadas para aproveitar imagens e vídeos associadas com o evento em particular, e para dar vida a elas. Nada disso será apresentado como na timeline padrão do Twitter – cada tweet, imagem ou vídeo vai ocupar a tela inteira do seu smartphone. Você verá um de cada vez ao deslizar por todo o conteúdo. As coletâneas vão incluir – e assim promover – não apenas imagens e vídeos postados no Twitter, mas também conteúdo do Vine e do Periscope.

O conteúdo não vai desaparecer como no Snapchat. Mas outra coisa vai ser igual ao Snapchat:

Todos esses vídeos tocam automaticamente – e eles carregam quase que instantaneamente. Eles simplesmente são ativados quando você desliza até eles – essa é a ideia.

Parece muito bom! De verdade, o Twitter sempre deu trabalho demais para usar, e com base no que ouvimos do Twitter, pelo jeito o Project Lightning vai ajudar a solucionar esse problema. Você pode até receber atualizações de eventos ao vivo no seu feed normal sem precisar seguir nenhuma pessoa nova, e eles vão embora assim que o evento for encerrado.

O Project Lightning supostamente será lançado neste ano, e provavelmente significará a morte definitiva do Discovery. Mas ao menos devemos ganhar algo ainda melhor.

[BuzzFeed]

Sair da versão mobile