_Cursos

Veja dicas de como se preparar para migrar para a área de TI

Carreiras em tecnologia da informação estão em alta no Brasil. Aí vão algumas dicas do que você pode fazer para arrumar um emprego na área

Veja dicas de como se preparar para migrar para a área de TI

Imagem: Pexels/Reprodução

O ramo da Tecnologia da Informação (TI) é uma boa pedida para quem quer começar a trabalhar, mas ainda não decidiu em qual área atuar.

Além de uma demanda crescente no Brasil e em outras partes do mundo, os profissionais de TI também têm a comodidade de poder trabalhar em praticamente qualquer setor — como varejo, finanças, manufatura, educação, entre outros.

Além disso, como existe uma carência de mão de obra especializada. Isso significa que as chances de ser contratado são maiores, inclusive com a possibilidade de negociar salários acima da média.

Listamos a seguir algumas dicas para quem pretende iniciar uma carreira de sucesso no mercado de TI.

Escolha áreas que são tendências

De forma geral, o mercado de trabalho está em busca de profissionais especializados em diversas áreas de TI. Entretanto, algumas delas prometem oferecer as maiores oportunidades, como o Big Data & Analytics, Nuvem e Web Mobile.

Além disso, também é preciso ter atenção a outras tecnologias emergentes, como inteligência artificial, internet das coisas, blockchain e segurança da informação. Porém, é válido destacar que as áreas de tecnologias requerem que o profissional esteja sempre se atualizando com as mais recentes inovações.

Faça bootcamps de TI

Para suprir a demanda por profissionais do TI, escolas e institutos têm ampliado a oferta de cursos técnicos de curta duração, que aceleram a entrada do profissional no mercado de trabalho.

É o caso, por exemplo, do Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação (IGTI), que oferece dezenas de opções de bootcamps em diversas áreas tecnológicas. Inclusive, o IGTI está, até sexta-feira (10), com um desconto de 20% em uma assinatura que possibilita o acesso a 40 opções de cursos (link da oferta).

Ingresse na faculdade

Para quem pretende trabalhar com TI, existem várias opções de cursos de ensino superior, como ciências da computação, engenharia da computação, sistemas de informação ou análise e desenvolvimento de sistemas.

Por outro lado, também é possível fazer faculdade em outros cursos da área de exatas, como estatística, física ou engenharia, e se especializar posteriormente para disputar vagas na tecnologia da informação.

Aposte no MBA em TI

E, para quem já tem diploma no ensino superior e busca uma pós-graduação, o IGTI também possui MBAs com duração de sete meses em áreas como Data Science, Cloud Computing, Inteligência Artificial, entre outras.

No MBA de “Inovação e Transformação Digital”, por exemplo, o aluno aprende conceitos e práticas de várias tecnologias emergentes. O curso está com matrículas abertas e também está oferecendo descontos na mensalidade (link aqui).

Sair da versão mobile