_Telecomunicações

Vivo é primeira operadora no Brasil a liberar ligações Wi-Fi nativas no celular

O Wi-Fi Calling parece um serviço VoIP, mas sua voz chega ao destinatário através das torres de celular, usando a infraestrutura da operadora.

Algumas operadoras no mundo oferecem um serviço chamado Wi-Fi Calling, que permite usar redes Wi-Fi para realizar chamadas. Isso pode ser útil quando o sinal do celular estiver fraco, ou quando você estiver no exterior e não quiser pagar roaming.

>>> Giz Explica: como funciona o Wi-Fi Calling?

A Vivo foi a primeira operadora móvel no Brasil a oferecer Wi-Fi Calling, e agora permite usar o serviço nativamente no celular, sem exigir um app separado.

Isso funciona em iPhones (modelo 5c ou superior) com o novo iOS 9.3. Para ativar, basta ir em Ajustes > Telefone > Ligações Wi-Fi.

O Android puro tem suporte nativo ao Wi-Fi Calling desde a versão KitKat 4.4, e algumas fabricantes (como a Samsung) têm implementações próprias. Além disso, o Windows Phone tem esse recurso desde a versão 8.1 Update 2. A Vivo diz em comunicado que “tem planos de levar a tecnologia também para outros smartphones”.

E, desde outubro, a Vivo oferece um app chamado TU Go para Android, Windows e Windows Phone (além do iOS). O serviço também está disponível no site go.tu.com.

O app permite fazer ligações e enviar SMS através de uma conexão à internet, seja por Wi-Fi ou 3G/4G. Como explica a Vivo, isso não sai de graça: as chamadas realizadas e as trocas de mensagens pelo TU Go são descontadas do seu plano – mas você paga tarifa local para seu DDD e se livra do roaming.

Caso o usuário se encontre fora da área de registro de sua linha, no Brasil ou no exterior, e faça uma ligação para um número com o mesmo DDD que o seu, a tarifa será a de uma chamada local. Ao atender uma chamada fora do seu DDD não haverá cobrança de taxa de deslocamento (roaming).

Por exemplo, se você for de São Paulo e estiver nos EUA, pode ligar para um número de São Paulo através do TU Go e pagar tarifa local, sem roaming. É como se você sempre estivesse na área do seu DDD, mesmo que esteja do outro lado do mundo.

O Wi-Fi Calling parece um serviço VoIP, mas sua voz chega ao destinatário através das torres de celular, usando a infraestrutura da operadora. Por isso, o destinatário não precisa usar um app: ele receberá a chamada pela rede celular tradicional, e saberá quem está ligando.

O TU Go está disponível para clientes Vivo pessoa física, e pode ser usado em até 6 dispositivos simultaneamente. Para se cadastrar, envie uma mensagem para 1515 com a palavra TUGO e instale o app; você receberá um SMS de segurança para criar sua conta. Saiba mais no site oficial.

Operadoras como Oi e GVT têm um serviço parecido com Wi-Fi Calling, mas válido apenas para linhas fixas. O app Oi Fale Fácil foi lançado em 2014 e permitia a clientes com linha fixa na cidade do Rio de Janeiro – quase dois milhões de pessoas – fazer chamadas por Wi-Fi, 3G e 4G pagando tarifa local. O projeto piloto não avançou, e o app deixou de funcionar. O GVT Freedom, no entanto, continua ativo.

Atualizado em 24/03

Sair da versão mobile