_Windows

É assim que o Windows 10 fica no smartphone

Com pequenas novidades e apps universais, o Windows 10 para smartphones fez sua primeira aparição no evento oficial da Microsoft.

Em setembro a Microsoft removeu a cortina que cobria o Windows 10 e desde então temos visto pedaços dele. Mas só da versão para computadores. O Windows 10 para smartphones não tinha sido mostrado – até agora.

A versão móvel do Windows 10 é direcionada para dispositivos com menos de 8 polegadas e será liberado, como um “preview”, nos próximos meses. Se você já viu algum smartphone rodando Windows Phone 8.1, deve ter uma ideia do que esperar. Há pequenas novidades e outras grandes, como os apps universais que farão dobradinha com tablets e computadores, e deverão tornar a plataforma mais consistente e produtiva.

Confira algumas imagens:

Teclado flutuante (!) e notificações interativas. Repare, ao fundo, que a tela de configurações foi reformulada também. Já não era sem tempo!

Agora a imagem de fundo da tela inicial fica realmente no fundo.

Apps universais também estarão disponíveis, sincronizando fotos, configurações e arquivos entre smartphones e computadores/tablets com Windows 10. Os apps, como os do Office (que serão gratuitos), Outlook e mapas, são basicamente os mesmos adaptados para a resolução. A Microsoft parece estar dando atenção especial a essa parte — o que é não só bom, mas quase urgente.

O Windows 10 para smartphone será liberado inicialmente como um “preview”, em caráter de testes, em fevereiro.

Atualizado às 17h15.

Sair da versão mobile