_Mac

[Hands-on] MacBook de 12″: um laptop finíssimo, leve e estranho

O MacBook de 12" é leve e impressiona, mas há algumas coisas desagradáveis neste laptop. Vejamos os pontos positivos e negativos.

Eu acabei de levantar o belo MacBook de 12″ com uma única mão, e parecia que eu não estava segurando nada – ele é muito leve. Isso é impressionante, mas há algumas coisas desagradáveis neste laptop. Vejamos os pontos positivos e negativos.

>>> MacBook de 12″ tem tela Retina, dispensa ventoinha e pesa apenas 900g

Tela

Sim, esta é uma tela Retina, a primeiro em um MacBook tão fino assim. E ela é linda mesmo. Fica difícil comunicar em fotos como as imagens se destacam – da mesma forma que é difícil demonstrar a tela 5K do iMac Retina usando uma câmera. As imagens aqui dão uma ideia vaga, mas não fazem jus ao que você vê em pessoa.

A promessa é que a tela, por ser “Retina”, não permite notar os pixels mesmo que você esteja bem perto – e isso é verdade aqui. Por isso, e porque este laptop é fino e leve, ele parece mais agradável de usar para ver filmes e fotos na cama, por exemplo, em vez de usar um tablet.

Vale notar que a tela não é antirreflexo, o que pode dificultar sua visualização em ambientes muito iluminados. E claro, ela não é touchscreen – a Apple ainda não cedeu quanto a isso.

Chassi

O corpo deste laptop é supercompacto e surpreendentemente rígido. Estou muito feliz que a Apple decidiu não usar um painel de teclado (ele está presente no MacBook Air). O novo MacBook lembra muito mais um iPad do que um MacBook Air, e eu gosto disso. A dobradiça ainda só abre até o ângulo que você vê nas fotos, o que parece suficiente para usá-lo sem problemas no colo ou na mesa.

Eu pensei que um MacBook tão fino e leve não poderia ser tão resistente, mas eu o retorci um pouco e ele parece tão rígido quanto é de se esperar da linha Air. O alumínio flexiona um pouco, mas resiste bastante.

Touchpad

Eu curti muito o novo touchpad com sensores de força. É fácil pressioná-lo como os tradicionais botões de trackpad, e ele é muito inteligente. Em vez de copiar e colar texto quando você quer procurar um endereço ou adicionar eventos a um calendário, o OS X faz tudo automaticamente: basta selecionar o texto e pressionar o touchpad.

Você empurra a superfície com mais força – a sensibilidade é ajustável – para realizar uma ação em um texto simples na web ou até mesmo em um documento de texto.

Teclado

O teclado neste novo MacBook me faz querer chorar um pouco. Assim como o resto da máquina, ele é bem fino… mas quando se trata de teclados, fino é geralmente ruim.

A Apple se esforçou para criar um novo tipo de tecla para fazer um teclado assim funcionar bem, mas eu não gostei – e eu já testei muitos teclados de laptop.

Ele é preciso, que é diferente de confortável. Quando eu deliberadamente me forçava a digitar rapidamente e de leve no teclado, de forma a não esmagar as teclas, até que rolava. Eis um exemplo:

Quando você digita de leve, é possível ir mais rápido, o que poderia ser algo positivo… mas essas teclas são finas demais, e eu realmente não gostei delas, nem um pouco. Talvez seja questão de costume – eu me acostumei ao teclado do MacBook Air original, que era estranho para a época – mas a sensação foi muito estranha.

A única porta USB

O USB Type-C promete coisas incríveis: transferências de arquivo mais rápidas, carregamento de bateria, entre outros. Mas não me agrada a ideia de ter que levar adaptadores para todos os meus dispositivos: afinal, essa porta é incompatível até mesmo com pendrives USB atuais. E o adaptador é caro!

Pelo menos, ainda há uma entrada tradicional de 3,5 mm para fones de ouvido do outro lado para as suas músicas. Ela não morreu ainda.

Conclusão

Ao longo dos últimos sete anos, o MacBook Air evoluiu de um laptop pouco potente para se tornar um ultrafino confiável e portátil.

Seu sucessor, o novo MacBook, é um computador leve e muito bonito. Mas eu me pergunto se ele voltou a ser um laptop pouco prático, assim como o Air original. Veja só:

Talvez ele aponte para o futuro dos laptops, mas não agradou de primeira. O MacBook de 12″ deve deixar alguns compradores divididos; afinal, o MacBook Air continuará à venda.

Sair da versão mobile