_Eletrônicos

Intel acredita que o USB Type-C deveria substituir a entrada para fone de ouvido

Rumores de que a Apple quer acabar com a entrada para fone de ouvido no iPhone 7 vêm aterrorizando a internet. Agora, a Intel está propondo algo semelhante.

Rumores de que a Apple quer acabar com a entrada para fone de ouvido no iPhone 7 vêm aterrorizando a internet. Em vez da clássica entrada de 3,5 mm, você usaria a porta Lightning – a mesma usada para carregar a bateria. Agora, a Intel está propondo algo semelhante, mas com USB Type-C.

>>> Certos cabos baratos do USB Type-C fritam seu computador ou celular
>>> Correção de software impede que cabos USB-C destruam dispositivos

Como aponta o Anandtech, uma das palestras na conferência da Intel para desenvolvedores na China gira em torno de usar o USB Type-C como um conector de áudio.

Fazer isso traria uma série de vantagens, segundo a empresa: fones de ouvido e saída de áudio com qualidade potencialmente melhor; mais opções para controles remotos; e energia para coisas como fones com cancelamento ativo de ruído, sem exigir baterias adicionais.

Além disso, sem uma entrada de 3,5 mm, os componentes para lidar com um fone ocupariam menos espaço no dispositivo, permitindo torná-lo mais fino ou simplesmente liberar espaço para a bateria ou processador.


Fones de ouvido da LeEco com conector USB Type-C

A Intel não é a única que apoia essa ideia. A chinesa LeEco anunciou três smartphones sem entrada para fone de ouvido, apostando na entrada USB-C para áudio.

Enquanto isso, Changzhu Lee, vice-presidente de smartphones da Huawei, diz ao Android Central: “como o USB Type-C já processa a funcionalidade de carregador, de periféricos e de áudio e vídeo, a entrada de 3,5 mm para fones se torna redundante, a menos que o usuário precise conectar um disco rígido USB externo ao celular enquanto ouve música através do fone”.

Claro, existe outro cenário: você não poderá ouvir música no fone enquanto carrega a bateria. E você precisará de um adaptador para todos os seus fones atuais. E como a Apple provavelmente não adotará a entrada USB Type-C nos iPhones, teremos fones de ouvido Lightning que não serão compatíveis com outros dispositivos sem um adaptador.

Em última análise, a entrada de 3,5 mm deve sumir à medida que alternativas digitais se tornarem acessíveis o bastante, e oferecerem recursos interessantes o suficiente. Todas as outras portas do seu computador se tornaram digitalizadas e mais inteligentes, e a entrada para fone de ouvido deve ser o próximo alvo. No entanto, esse futuro ainda me parece inconveniente.

[Anandtech]

Sair da versão mobile