_Apple

Foto esquisita, problemas para carregar e conexão: as principais reclamações sobre o iPhone Xs

Um lançamento de iPhone sempre vem acompanhado de um pequeno exército de fãs da Apple reclamando de seus novos celulares caríssimos. E como não poderia ser diferente, fóruns estão cheios de usuários relatando problemas em seus iPhone Xs e Xs Max. Nenhum dos problemas são particularmente catastróficos. Pelo menos até agora. • Quanto custam os […]

Um lançamento de iPhone sempre vem acompanhado de um pequeno exército de fãs da Apple reclamando de seus novos celulares caríssimos. E como não poderia ser diferente, fóruns estão cheios de usuários relatando problemas em seus iPhone Xs e Xs Max. Nenhum dos problemas são particularmente catastróficos. Pelo menos até agora.

• Quanto custam os componentes presentes no iPhone Xs Max?
• Usuários de iPhone estão relatando que as cores nos aparelhos ficaram “estranhas” com o iOS 12

Antes de entrarmos nos detalhes, vale a pena apontar que os iPhone Xs são novíssimos. Eles foram enviados para os compradores há menos de duas semanas. O lançamento da versão pública do iOS 12 é muito recente também, embora tenha havido meses de testes entre usuários do beta. Então não é necessariamente uma surpresa que um novo iPhone com um novo software sofra com bugs. Já vimos isso acontecer antes – e o caso mais notável talvez tenha ocorrido em 2010, o ano do Antennagate – e veremos novamente.

Isso não quer dizer que você não tenha que ficar puto da vida com o fato de seu iPhone Xs estar meio zoado. Fizemos aqui uma lista das reclamações mais comuns dos novos aparelhos.

Problemas para carregar

Alguns iPhone Xs e Xs Max não carregam quando estão conectados a um cabo Lightning. Múltiplas publicações nos fóruns de Suporte da Apple e nos fóruns do MacRumors afirmam que alguns celulares não carregam quando plugados a um cabo. Alguns começam a carregar caso você ligue o aparelho. Outros simplesmente não carregam com o cabo de jeito nenhum.

Existe algum consenso de que isso deve ser um problema com o software. Nem todos os dispositivos sofrem com esse problema e trata-se também de algo intermitente. O problema não parece ser específico do modelo menor ou maior. O carregamento sem fio também parece funcionar normalmente. Se você quiser ver como tem sido esse problema, recomendamos esse vídeo do YouTuber Unbox Therapy.

A Apple até agora não reconheceu o problema. Algumas pessoas acreditam que o bug não esteja ligado ao iOS 12 ou a um lote de iPhone Xs, mas nas configurações atualizadas de segurança do iOS 11.4.1. A atualização fez com que a porta Lightning do iPhone não reconhecesse acessórios USB, incluindo o cabo do carregador, caso o celular tenha sido bloqueado e esteja ocioso há algum tempo. Foi assim que a Apple explicou a novidade quando a atualização foi liberada em julho:

Se você não desbloquear primeiro o dispositivo iOS protegido por código, ou não tiver desbloqueado e conectado o dispositivo iOS a um acessório USB na última hora, ele não se comunicará com o acessório ou computador e, em alguns casos, poderá não carregar. Você também poderá observar um alerta solicitando o desbloqueio do dispositivo para usar os acessórios.

Se de fato for essa a causa do problema de carregamento, não está claro ainda por que as pessoas só estão reclamando agora. Uma explicação possível é a de que pessoas que acabaram de gastar mais de mil dólares em um iPhone passaram a prestar mais atenção em como ele funciona. A gente não vai saber até que a Apple nos dê uma explicação.

Também é possível que um bug desagradável esteja causando o problema. E é uma droga comprar um celular caro, colocá-lo para carregar ao ir dormir e acordar sem bateria. E tem muita gente passando pelo problema.

Antennagate 2.0

Ok, ninguém está chamando esse problema de Antennagate 2.0, mas trata-se de uma série de reclamações bem similares àquelas que vimos há anos. Ela é mais confusa, na verdade, porque não tem a ver com o jeito com que a pessoa segura o celular.

Alguns usuários do iPhone Xs e Xs Max – a maioria que utilizam a rede da operadora Verizon nos EUA – afirmam que estão enfrentando problemas com a recepção de sinal, principalmente quando comparam as barrinhas de seus dispositivos com a de outras pessoas. O sinal parece ser cortado de forma intermitente. Foi assim que uma pessoa descreveu o problema nos fóruns do MacRumors:

Estou na Carolina do Sul e uso a Verizon. Meu iPhone X tem consistentemente 3 ou 4 barras no LTE na minha casa, com velocidades sólidas.

Ativei o Xs Max ontem e ao ativar/conectar com a rede LTE pela primeira vez (após reiniciar, tirar do modo de avião, etc.), tive um desempenho quase idêntico. Dentro de um minuto ou dois, o sinal cai e a conexão de dados para de funcionar. Desabilitar o LTE resulta em um sinal cheio de 3G e conexão de dados normais – sem problemas, bem sólido. Ao reabilitar o LTE, ele funciona por um ou dois minutos.

Uma teoria que tem surgido sobre isso envolve a alteração que a Apple fez em seus modems para o celulares de operadoras CDMA, como a Verizon e a Sprint. A companhia abandonou a Qualcomm e passou a usar a solução da Intel. Basicamente, as pessoas que estavam acostumadas com modems da Qualcomm podem experimentar um serviço LTE bem pior em áreas periféricas, devido a uma disputa sem fim por patentes. Outras pessoas simplesmente culpam o novo design de antenas da Apple e afirmam que não existe nenhuma maneira de consertar isso.

Os problemas de conectividade não parecem estar limitados ao LTE. Um outro grupo de pessoas tem reclamado sobre velocidades menores no Wi-FI em seus iPhones Xs. Esse problema, no entanto, parece ser um bug relacionado com a maneira com que o dispositivo troca entre as bandas de 2,4 GHz e 5 GHz. Parece que esse pessoal sofreu com problemas de velocidade porque seus celulares estavam trocando entre as duas redes e às vezes mantendo a rede 2.4 GHz mais lenta como padrão. Isso é algo que a Apple pode corrigir com uma atualização do iOS.

Fotos esquisitas

Tem muita gente reclamando sobre o excesso de suavização nas peles das pessoas nas fotos tiradas com o iPhone Xs, especialmente pela câmera frontal. Alguns chegaram a falar que trata-se de um filtro de beleza, uma vez que fica muito evidente em fotos de rostos. Se você der bastante zoom em uma foto, será possível ver que a qualidade da imagem é mais “suave”, sem tanta nitidez. Percebemos isso em nossos testes, mas parecia ser mais uma funcionalidade de reduzir ruído em imagens com baixa iluminação do que um filtro de embelezamento indesejado. O Unboxed Therapy fez um vídeo sobre o problema, também.

Mas como é explicado nessa publicação do Medium, isso não está acontecendo por causa de algum erro na câmera do iPhone Xs. A aparência mais suave das câmeras do iPhone Xs está relacionada com a funcionalidade de Smart HDR que combina múltiplas exposições para produzir uma imagem melhor, com um contraste mais realista. Como o software do aparelho está se livrando de luzes muito claras e sombras muito escuras, imagens com mais textura, como fotos de rostos, parecem mais suaves. Essa redução de ruído é necessária porque o iPhone está tirando múltiplas fotos de uma vez, cada uma com uma velocidade menor de obturador e ISO maior. O Smart HDR combina essas imagens e remove o ruído. Se você der zoom em texturas poderá ver alguma perda de contraste local, que farão com que essas texturas pareçam mais suaves.

Não gosta desse efeito? Boas notícias: desligar o Smart HDR nas configurações da câmera resolve o problema.

Imagem do topo: Raul Marrero (Gizmodo)

Sair da versão mobile