Como será a atualização do seu PC com Windows para o Windows 10
Hoje, durante a conferência WinHEC na China, a Microsoft anunciou que o Windows 10 será oferecido de graça até mesmo para usuários piratas. Como será feita essa atualização? E quais são os requisitos mínimos?
O processo promete ser bastante amigável para usuários inexperientes: o Windows 10 será disponibilizado através do Windows Update. Ou seja, você não precisa queimar DVDs para fazer a instalação, nem algo do tipo – tudo será feito automaticamente.
Isso vale para usuários no Windows 7 Service Pack 1 ou na versão mais recente do Windows 8.1. Para verificar sua versão – e atualizá-la caso necessário – siga os passos:
- no Windows 7: abra o menu Iniciar, clique com o botão direito em “Computador”, depois clique em “Propriedades”. Se você encontrar o termo “Service Pack 1”, tudo bem. Senão, siga estas instruções da Microsoft para instalar o SP1.
- no Windows 8/8.1: abra a tela Iniciar. No canto superior direito, existem botões Pesquisar e Liga/Desliga? Se sim, ótimo. Senão, siga estas instruções para atualizar.
Seguindo esses passos, você poderá migrar facilmente para o Windows 10 usando o Windows Update quando a versão final for lançada entre julho e setembro.
Você também terá a opção de baixar um arquivo ISO com o sistema e gravá-lo em DVD ou pendrive, como explica esta tabela da Microsoft:
Na tabela, “Windows 8.1 S14” significa “Spring 2014”, e indica a atualização para o sistema que veio no ano passado: ela colocou botões Pesquisar e Liga/Desliga na tela Iniciar; inseriu uma barra de título em apps Metro para minimizá-los ou fechá-los; entre outros ajustes para quem usa mouse.
Todo dispositivo com Windows Phone 8.1 será atualizado para o Windows 10. Se você ainda está na versão 8.0, basta atualizar indo em Configurações > Atualização do telefone > Verificar atualizações. (Para verificar sua versão, vá em Configurações > Sobre > Mais informações.)
Por fim, o Windows RT não será atualizado para o Windows 10: em vez disso, ele receberá apenas um pacote com algumas novidades, que a Microsoft ainda não revelou.
Requisitos mínimos
Para PCs, a resolução mínima de tela é 800×600, e os requisitos variam dependendo da versão:
- 32 bits: no mínimo 1 GB de RAM e 16 GB de espaço em disco
- 64 bits: no mínimo 2 GB de RAM e 20 GB de espaço em disco
Ou seja, o Windows 10 deve rodar mesmo em computadores mais antigos. Ele também terá suporte a futuros processadores, como a arquitetura Intel Skylake e o AMD Carrizo e Carrizo-L.
Para smartphones, o Windows 10 dará suporte a telas entre 3 e 7,99 polegadas. A exigência mínima de espaço interno é de 4 GB com entrada obrigatória para cartão microSD; se o armazenamento for maior, o microSD é opcional.
Quanto à RAM, os requisitos mínimos variam de acordo com a resolução da tela:
- 4 GB para smartphones com 2560×2048 pixels;
- 3 GB para smartphones com 2560×1600 ou 2048×1140 pixels;
- 2 GB para smartphones Full-HD;
- 1 GB para smartphones com resolução HD, qHD (960×540), 1366×768 ou 1024×600;
- 512 MB para smartphones com 800×480 ou 854×480 pixels.
A Microsoft também anunciou que smartphones com Windows 10 terão suporte a processadores mais recentes da Qualcomm, como o Snapdragon 810, Snapdragon 808 e Snapdragon 615; além de chips da Intel, como os novos Atom da plataforma Cherry Trail.
A versão final do Windows 10 será lançada no terceiro trimestre em 190 países e 111 idiomas. Você pode instalar a versão Preview agora mesmo seguindo estas instruções para PC, ou estas instruções para smartphones Lumia. [Neowin, Windows Central, Neowin]