Calico: o ambicioso projeto do Google para acabar com as doenças e o envelhecimento
O Google anunciou seu mais recente plano da sua grande lista de planos grandiosos. Este não é sobre carros autômatos ou Internet no céu; em vez disso é uma nova empresa, chamada Calico, que tentará colocar um fim no envelhecimento e nas doenças.
Não se sabe muita coisa sobre como a Calico operará nessa nova área, mas o plano é fazer apostas de longo prazo que empresas de saúde convencionais geralmente demoram a implementar. A Calico será gerida por Arthur D. Levinson, Chairman e ex-CEO da GEnentech e Chairman da Apple — ele não deixará seu emprego.
Larry Page resumiu o projeto dessa maneira em um memorando:
“Doenças e envelhecimento afetam todas as nossas famílias. Com algumas ideias grandiosas e de longo prazo relacionadas à saúde e biotecnologia, acredito que podemos melhorar milhões de vidas. É impossível imaginar alguém melhor que Art — um dos melhores cientistas, empreendedores e CEOs da nossa geração — para liderar essa empreitada.”
Este projeto tem menos a ver com a área técnica do Google do que a maioria dos outros projetos futuristas da empresa. Mas o Google tem muita grana, o que pode ser a sua maior contribuição. Aparentemente a Calico operará, na maior parte do tempo, por conta própria, e dinheiro de sobra para um projeto ambicioso e independente parece ser uma boa receita para o sucesso.
Naturalmente, levará algum tempo até vermos os primeiros frutos dessa iniciativa. Talvez uma ou duas décadas até vermos algum resultado. De preferência, antes que seja tarde demais para nós.