Para comentar no YouTube, agora você precisa usar sua conta do Google+
Há algum tempo, o Google anunciou seus planos para melhorar os comentários do YouTube: destacar os mais relevantes, permitir comentários não-públicos, e inserir filtros contra declarações preconceituosas ou apenas ignorantes. Mas para tudo isso funcionar, o Google requer que você use seu perfil do Google+ para comentar.
O processo é bem simples: se você ainda não vinculou sua conta do YouTube ao Google+, surgirá a opção quando você tentar comentar um vídeo – o passo-a-passo está abaixo. Segundo o Google, 80% dos usuários do YouTube já vincularam suas contas ao Google+.
Com o novo sistema de comentários, você não verá no topo os comentários com mais “joinhas”. Serão destacados os comentários do criador do vídeo, de pessoas nos seus círculos do Google+ e de “usuários populares” (como celebridades). Se você não quiser isso, basta trocar de “Principais comentários” para a opção “Mais recentes primeiro”.
Além disso, agora é possível publicar comentários não-públicos: eles só aparecem para quem você desejar – seus círculos, por exemplo. E finalmente, todas as conversas são organizadas em tópicos, em vez daquela bagunça que era o YouTube até então. Saiba mais neste link.
Se você tem um canal no YouTube, moderar comentários ficou bem fácil: você pode bloquear usuários e barrar certas palavras – por exemplo, as relacionadas a racismo, sexismo, homofobia ou qualquer discurso de ódio. Também dá para aprovar automaticamente os comentários dos usuários em quem você mais confia.
Os novos comentários do YouTube serão disponibilizados aos poucos; ou seja, se você ainda não os tiver, mantenha a calma. E por enquanto, os apps para iOS e Android permitem criar comentários, mas ainda não oferecem recursos como responder, editar e gostar/não gostar. Isso deve ser resolvido nas próximas semanas; até lá, o jeito é usar a versão mobile do YouTube para navegador.
Você já está vendo os novos comentários? O que achou? [YouTube Official Blog via The Verge]