_Android

Como colocar o CyanogenMod no seu dispositivo com Android

Com o CyanogenMod, você pode personalizar muito mais seu aparelho com Android. Saiba como fazer para instalá-lo.

Você talvez já tenha ouvido falar no CyanogenMod e quem sabe já o viu sendo usado nos smartphones dos seus amigos. Mas agora é hora de aprender como colocá-lo no seu smartphone com Android. Existem apps oficiais para seu celular e para o Windows que ajudam no procedimento, e explicamos nas linhas abaixo tudo o que você precisa saber.

Os instaladores do CyanogenMod que mostraremos aqui fazem uso de apps oficiais de Android e Windows para substituir o que está no seu smartphone com Android pelo CyanogenMod. Esses instaladores facilitam muito o processo, mas, para conseguir usá-los, você precisará de um dispositivo que dê suporte à tecnologia.

Se o seu dispositivo – ou o firmware dele — não é um desses, então o processo é muito mais complexo. Não perca as esperanças, no entanto, já que a instalação ainda pode ser feita caso você esteja disposto a destinar mais esforço e tempo para isso — incluímos algumas dicas para isso no fim do artigo.

Sobre o CyanogenMod

Por que você instalaria o CyanogenMod? Não é para qualquer um: a instalação dele representa uma violação na garantia do seu smartphone, e o processo pode ser um pouco complicado. Para alguns, pode levar apenas alguns minutos, mas com tantos dispositivos, computadores e configurações diferentes que temos por aí, muitos problemas podem pintar no meio da instalação.

Dito isso, o CyanogenMod dá muito mais flexibilidade ao personalizar o smartphone (ou tablet). Ele adiciona alguns truques por cima do software oficial do Google, mas são truques muito bem feitos — e você vai se livrar de todo aquele bloatware que deixa seu dispositivo pesado.

As atualizações são rápidas e você não demorará para receber as versões mais recentes do Android. Tudo pode ser personalizado, desde a bandeja de notificações até o painel de configurações, e você também ganha controle maior em relação a permissões individuais de apps. Também há um gerenciador de arquivos integrado com acesso root.

Você pode ler mais sobre o CyanogenMod aqui. Lembre-se que tudo o que está no seu smartphone será perdido durante o processo, então é bom garantir que todas as fotos, documentos, contatos e saves de jogos estejam armazenados em algum outro lugar além do próprio dispositivo.

Instalando o CyanogenMod

Em primeiro lugar, você precisará permitir que apps “desconhecidos” rodem no seu dispositivo – o Google não permite que o instalador do CyanogenMod esteja disponível na Google Play Store por motivos óbvios. No Lollipop, vá a Configurações e então entre no menu Segurança, e, lá dentro, selecione o recurso Fontes desconhecidas.

Com isso feito, você pode baixar o pacote do app diretamente do seu smartphone – acesse http://get.cm no navegador do seu dispositivo ou escaneie o código QR no site do Cyanogen. Quando o arquivo .apk estiver baixado (talvez você precise passar por um alerta de segurança antes disso), ele aparecerá como uma notificação, e basta entrar nela para instalar o app.

Siga as instruções na tela, tocando em Install e então Open. Passe por todos os passos conforme eles aparecem, ativando a depuração USB para que o app de desktop tenha permissão para modificar as configurações do seu smartphone, e troque o modo de conexão para Câmera (PTP).

Com isso feito, você pode voltar a sua atenção para seu PC (o app diz quando você deve fazer a troca). Você precisa do instalador de desktop do CyanogenMod para Windows, que pode ser baixado por aqui. Assim que a instalação for concluída, você precisará desativar seu antivírus, e então tocar na confirmação da depuração USB.

O software de desktop, assim como o app, o levará para um processo passo a passo para colocar o CyanogenMod no seu dispositivo. Se tudo ocorrer bem, dentro de alguns poucos minutos você terá um sistema operacional completamente novo instalado no seu dispositivo.

Dispositivos que não oferecem suporte

Caso o seu smartphone não esteja naquela lista que postamos acima, e, assim, não seja compatível com o instalador rápido (se você tentar instalar por ele, verá um aviso de que não é possível), então você precisará conhecer a ferramenta de desenvolvimento do Android, que faz parte do Android Studio.

Infelizmente não temos espaço para guiá-lo por todos os detalhes de comandos e processos de instalação para modelos específicos, ainda mais considerando variações e problemas que podem surgir no caminho. Mas podemos apontar alguns caminhos para seguir.

Se você não conhece o Android SDK, então talvez nossos amigos do Lifehacker possam te ajudar um pouco. Algumas fontes oficiais também podem ser úteis de alguma forma, e o How-To-Geek tem uma ótima introdução ao software. O problema é que todas essas fontes de informação estão em inglês – mas, se você dominar um pouco o idioma, talvez consiga aprender o necessário.

Assim que você entender bem como o SDK funciona, vá ao CyanogenMod Wiki para encontrar as instruções para seu dispositivo específico. Em resumo, o que você fará é desbloquear o smartphone, instalar uma partição de recuperação, e então instalar o CyanogenMod por cima disso tudo.

Tudo isso é feito a partir da interface de linha de comando dentro do SDK (no Windows, ela está em C:\Users\<username>\AppData\Local\Android\sdk). Se tudo correr como o planejado, em questão de minutos você terá a mais recente versão do sistema operacional rodando em seu dispositivo com Android.

Sair da versão mobile