Nesta manhã, o programa SpaceX de Elon Musk lançou o seu terceiro foguete no espaço. O Falcon 9 carrega uma cápsula de carga Dragon, e vai levar suprimentos para astronautas na ISS não muito diferentemente do que fazia um trem no século XIX para levar equipamentos de mineração na Califórnia. O lançamento, como você pode ver no vídeo abaixo, não teve problemas:

Apesar do lançamento ter ocorrido sem falhas, alguns relatos dizem que a cápsula Dragon encontrou dificuldades após a separação. Algumas especulações dizem que isso pode estar relacionado com a implantação do painel solar.

O programa SpaceX foi fundado em 2002 pelo antigo empresário do PayPal Elon Musk. Ele desenvolveu dois foguetes – Falcon 1 e Falcon 9 – assim como uma cápsula chamada Dragon que atualmente transporta carga mas no futuro poderá transportar humanos.

O SpaceX assinou um contrato com a NASA em 2011 para fazer viagens com suprimentos para astronautas. Essas missões substituem os antigos ônibus espaciais da agência norte-americana que encerraram os voos no ano passado.

A missão iniciada nesta sexta-feira tem previsão de chegada na ISS para amanhã e ficará por lá durante três semanas – ela volta para a Terra no dia 25 de março. [The Next Web]