Este pedaço de vidro pode armazenar dados eternamente
Os dados, como todas as coisas, uma hora morrem. Suas músicas, seus filmes, documentos, arquivos, seu computador. Você não espera que eles durem para sempre… mas e se sim? A Hitachi alega ter desenvolvido uma nova placa de vidro de quartzo que armazena dados eternamente.
CDs e discos rígidos duram apenas algumas décadas, um século no máximo. Este novo vidro de quartzo pode “suportar temperaturas extremas e condições hostis sem perdas, quase eternamente.” Como isso funciona? A informação é guardada em forma binária com pontos dentro de uma fina camada de vidro de quartzo. Os dados são lidos com um microscópio ótico comum. O PhysOrg diz:
“O dispositivo de armazenamento protótipo tem 2 cm² e apenas 2 mm de espessura, e é feito de vidro de quartzo, um material altamente estável e resiliente, usado para a fabricação de béqueres e outros instrumentos de uso laboratorial.
O chip, que é resistente a muitos produtos químicos e não é afetado por ondas de rádio, pode ser exposto diretamente a altas temperaturas e calor de até 1000º C por pelo menos duas horas antes que seja danificado.”
No momento, o material, que é resistente à água, tem quatro camadas de pontos capazes de armazenar 40 MB por polegada quadrada (aproximadamente a densidade de um CD de música), mas os pesquisadores acreditam que podem acrescentar ainda mais camadas. Armazenamento em vidro. É fantástico que algo que soe tao frágil seja, na realidade, a forma mais forte de guardar informações. [PhysOrg]