Nos últimos anos, o Facebook deixou de ser o sonho molhado de um voyeur para se transformar num feed RSS baseado em popularidade. Mas existe um determinado número de artigos que uma pessoa consegue ler num dia, então o Facebook acaba de adicionar um botão “Salvar” que compila os textos da sua timeline que você quiser guardar para ler mais tarde.

Introducing Save on Facebook from Facebook on Vimeo.

O recurso, que está sendo preparado desde 2012, é bem fácil de usar: basta clicar na flechinha no canto de um post que chamar a sua atenção e clicar em “Salvar”; assim o link que foi compartilhado na postagem será adicionado a sua lista de leituras, que é privada. E se você tende a esquecer dos links que salva para ler mais tarde, o Facebook ocasionalmente vai te lembrar de que aqueles textos estão esperando por você. Bom, em se tratando do Facebook, é um recurso relativamente pouco enxerido e até útil, não?

fb1

fb2
Screen Shot 2014-07-21 at 3.37.04 PM

Os textos ficarão salvos logo abaixo da sua lista de eventos.

Os textos ficarão salvos logo abaixo da sua lista de eventos.

Claro que o conceito é bem semelhante — para não dizer idêntico — àquilo que aplicações como o Pocket, o Instapaper ou o Readability fazem. A diferença é que você poderá salvar as coisas sobre as quais seus amigos estão falando direto no Facebook, sem precisar abrir o link ou ativar outra aplicação.

O grande problema aqui é que você não poderá acessar os textos quando estiver fora do Facebook, o que meio que estraga todo o propósito da coisa — você entra na rede social para ver os links e acaba se perdendo numa enxurrada de novos links no feed de notícias, o que te faz… esquecer dos links guardados. Mas o Facebook está em constante evolução, então talvez eles apresentem alguma solução para isso no futuro.

[Imagem via]