_Tecnologia

Buscador Torrentz encerra as atividades sem dar muita explicação aos usuários

O TorrentZ estava no ar desde 2003 e era usado por milhões de pessoas todos os dias, mas teve suas atividades encerradas misteriosamente.

Mais um golpe bastante duro na comunidade de torrents: o Torrentz, um dos maiores mecanismos de busca de torrent no mundo, fechou as portas. Não há informações ainda sobre os motivos do fim das atividades, mas seus visitantes foram pegos de surpresa com a notícia.

Os vacilos que levaram o operador do maior site de pirataria do mundo a ser preso
Kickass Torrents, um dos sites de torrent mais populares do mundo, está fora do ar

O Torrentz não tinha torrents próprios, mas servia como um motor de busca que mostrava resultados de diversos outros sites, incluindo grandes nomes como o Pirate Bay. Ele era visitado por milhões de pessoas diariamente e estava no ar desde 2003 – sendo um dos mais antigos sites do tipo ainda em atividade.

Nesta sexta-feira (5), no entanto, o site disse adeus aos seus usuários, sem dar detalhes sobre o que causou o fim das atividades. Por não hospedar os arquivos, ele não era alvo frequente de detentores de direitos autorais, mas permitia que eles removessem resultados do seu motor de busca que infringissem copyright.

Contatado pelo TorrentFreak, o criador do serviço preferiu não dar detalhes sobre o fim do Torrentz.

Assim, em questão de duas semanas a comunidade de torrents perde dois dos seus nomes mais fortes – o KickAss Torrents também chegou ao fim e inclusive acabou com seu criador preso.

[TorrentFreak]

Imagem por Nicolas Raymond/Flickr

Sair da versão mobile