Mais um foguete da SpaceX sofre acidente ao tentar pousar em uma plataforma em alto mar
Bom, já dá para pedir música no Fantástico: pela terceira vez no ano, a SpaceX tentou lançar um foguete Falcon 9 e fazer o primeiro estágio dele pousar numa plataforma não-tripulada em alto mar. E, pela terceira vez no ano, o foguete (que é incrivelmente caro) bateu e pegou fogo.
Elon Musk fez um anúncio oficial, porém um pouco desapontador, no Twitter: “Subida bem sucedida. Dragon na rota da Estação Espacial. O foguete pousou na embarcação, mas foi duro demais para sobreviver.”
Ascent successful. Dragon enroute to Space Station. Rocket landed on droneship, but too hard for survival.
— Elon Musk (@elonmusk) 14 abril 2015
Musk esclareceu depois: “Parece que o Falcon pousou bem, mas o excesso de velocidade lateral fez com que ele caísse sobre o local de aterrissagem.”
Looks like Falcon landed fine, but excess lateral velocity caused it to tip over post landing pic.twitter.com/eJWzN6KSJa
— Elon Musk (@elonmusk) 14 abril 2015
Há uma linha tênue que separa “aterrissagem” de “aterrissagem forçada” e de “acidente ao aterrissar”. De qualquer forma, pousar um foguete é muito, muito difícil. Neste caso, parece mais acidente que pouso. A SpaceX ainda não liberou um vídeo do impacto, mas na última vez, foi mais ou menos assim.
O lançamento foi bonitão, entretanto: