É hora de mais um já tradicional “Pesquisas do ano” do Google, que determina o Top 10 de diversas categorias dos termos mais buscados no serviço em 2017.

A companhia explica que as listas “são baseadas nos termos de pesquisa que tiveram um grande aumento de tráfego de 2016 para 2017”. As categorias são diversas, desde a simples busca, até termos que incluíram “como fazer”, ou categorias mais específica como  “acontecimentos” e “personalidades”.

O Google tentou vender a figura de um cidadão americano preocupado com a sociedade no vídeo acima, perguntando sobre incêndios florestais, refugiados e como fazer uma faixa de protesto. Mas a realidade é que eles não são tão diferentes de nós, já que a busca “como fazer um spinner” aparece no Top 10 da categoria “Como Fazer?” tanto dos EUA quanto do Brasil.

Outros termos curiosos incluem “Como fazer slime”, possivelmente devido ao sucesso de YouTubers promovendo a meleca, “O que é Sarahah?” (lembra dele?) e “O que é um ábaco”.

Na categoria tecnologia, o iPhone 8 leva o pódio, com o iPhone X logo atrás, em terceiro, e o Moto G5 em quarto.

A lista de termos mais procurados por brasileiros segue… interessante, por assim dizer. Mostrando que a gente gosta mesmo é de futebol, Despacito e Big Brother.

O reality show leva o posto de termo mais buscado por brasileiros em 2017, além de aparecer no Top 10 de mais três outras categorias e de participantes da última edição do programa aparecem na categoria “personalidades” – Emily Araújo, ganhadora da última edição do BBB aparece em sétimo lugar, enquanto Marcos Harter, seu relacionamento amoroso na casa e protagonista de abusos durante o programa, aparece em sexto.

Em 2016, o BBB ficou em terceiro na principal categoria, perdendo para Pokémon Go e Jogos Olímpicos Rio 2016.

Termos relacionados a futebol aparecem sete vezes no Top 10 de diversas categorias. Em segundo lugar na categoria buscas está “Tabela do Brasileirão”. Na categoria “Por quê?”, o esporte levou o primeiro lugar com a pergunta “Por que o Brasil não está na Copa das Confederações?”.

Em acontecimentos, o esporte aparece cinco vezes: em primeiro lugar, o termo “Brasileirão”, em terceiro a “Copa do Brasil”, em sexto a “Copa das Confederações”, em oitavo a “Copa Libertadores” e em décimo a “Copa São Paulo de Futebol Júnior”. Além disso, futebol também tem a própria categoria “Times da Série A”, com o Flamengo em primeiro lugar.

Despacito foi o termo mais buscado na categoria “Músicas”, desbancando ‘Paradinha’, da cantora Anitta (quarto lugar) e ‘Shape of You’, do cantor Ed Sheeran (oitavo lugar). A canção também aparece em nono lugar na categoria “O quê?”, com a pergunta “O que é despacito?” e também em nono na categoria Buscas.

Você pode ver o restante das buscas e categorias neste link.